terça-feira, 6 de abril de 2010

EÓLICAS EM SORTELHA PORQUÊ?

Visita a Sortelha em 1994

A Aldeia de Sortelha é hoje representativa de um património histórico-cultural riquíssimo e de que faz parte também a sua envolvente geográfica. As pedras de granito, os castanheiros, sobreiros , as oliveiras e toda a paisagem são parte de um quadro único, conferindo a Sortelha um carácter típico e histórico a que os visitantes não ficam alheios.
Toda esta riqueza está em perigo com a construção do Sub-Parque Eólico de S.Cornélio, que se inclui num conjunto de parques eólicos ( Parque Eólico da Raia ), que irá localizar-se nas cumeadas de S.Cornélio e do Barrocal, a nordeste da povoação de Sortelha. O projecto prevê a montagem de 16 torres eólicas e uma linha aérea com 3,9 Km de extensão, que estabelecerá a ligação entre os sectores norte e sul do parque.
Será a energia eólica a grande alternativa para a revitalização e a fixação das populações? Não creio. Acredito sim, nas ofertas turísticas e de actividades mais ligadas às artes e ofícios tradicionais, nomeadamente a tapeçaria, escultura e a cestaria.
Será que serão as populações desta região as mais beneficiadas com a construção do parque eólico?
Não creio. Acredito sim, nos grandes lucros das empresas que amparadas pelo Estado que lhes oferece apoios económicos e legislativos e deixando umas migalhas à Câmara Municipal do Sabugal, à Junta de Freguesia de Sortelha e aos proprietários dos terrenos abrangidos por este projecto. Em Portugal existem tantos montes e tanto mar. Porquê a zona envolvente à Aldeia Histórica de Sortelha?



2 comentários:

  1. É exactamente nesse horizonte que vão ser colocadas as 17 eólicas.
    Guarde bem essa fotografia, pode ser um registo irrepetivel.

    ResponderEliminar
  2. Sortelha deve perder imediatamente os estatutos de monumento nacional e de aldeia histórica.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:CasteloSortelha2011.JPG
    Paulo

    ResponderEliminar