quinta-feira, 8 de abril de 2010

Declaração pública dos promotores do Movimento Vamos Salvar sortelha

1 - Iniciamos este movimento com a convicção de que é importantíssimo preservar, proteger e valorizar a Aldeia Histórica, Medieval de Sortelha.
Conscientes da importância e valor que este património de todos, tem em termos Culturais, Históricos, Arquitectónicos e Naturais desejamos em primeiro lugar contribuir para a sua preservação e valorização.

2 - Ao tomarmos consciência da destruição que a colocação de 16 eólicas nas imediações da aldeia iria provocar na envolvente desta, decidimos colocar a questão publicamente numa tentativa de angariar apoios que pudessem contribuir para impedir a destruição deste património único no Mundo.

3 - Junto de amigos e vizinhos tentamos ajudar as pessoas a perceber  que estava em causa a manutenção deste património único no Mundo.
Uns pró outros contra, a verdade é que tem existido pela primeira vez um verdadeiro debate público sobre esta questão.

4 - A onda do Movimento Vamos Salvar Sortelha cresceu chegou aos órgãos de comunicação, a personalidades públicas e atingiu dimensões internacionais.
O que nos levou a acreditar, que a nossa pretensão inicial tem uma falange de apoio que é transversal a toda a sociedade e que a cada dia mais gente se junta.

5 - Dentro do principio da liberdade de expressão divulgamos  e promovemos a ideias em que acreditamos respeitando rigorosamente os princípios que regem uma democracia, os apoios que iam sendo manifestados levaram-nos a acreditar que democraticamente esta questão poderia ser reavaliada.


6 - Hoje enquanto nos regozijamos com o facto de o Eng. Mira Amaral vir no forum da TSF dar ainda mais razão à nossa pretensão, fomos interrompidos por duas pessoas que se dirigiram a nós com ameaças e atitudes que envolveram coação física, tendo mesmo deliberadamente destruído o único telefone que possuíamos e de onde se tentava chamar o 112.

7 - Perante estes factos chegou mesmo a ser solicitada ajuda nas redes sociais da internet e houve turistas que chegaram eles próprios a ligar para a emergência Nacional.

8 - Após esta ocorrência chegaram as autoridades tendo sido apresentada a devida queixa.
Tomada nota da ocorrência em processo na GNR, decidimos nós os promotores desta causa, regressar a nossas casas em Sortelha, com a consciência agora efectiva, de que ao defender o património de todos de forma civilizada e democrática corremos risco de vida.

9 - Estamos convictos que esta causa que já recolhe tantos apoios seria gravemente afectada se desistíssemos por causa deste incidente, temos consciência que Sortelha e a defesa do seu património tem mais valor que os nossos medos.

10 - Numa atitude de demonstrar às pessoas que em Sortelha não falam por medo destas coisas e de, demonstrar às autoridades e ao mundo o valor que esta terra tem, vimos assim apelar a todos os que defendem que Sortelha deve ser preservada e valorizada, que no dia 10 de Abril (próximo Sábado, véspera da festa em honra de Santo Antão em Sortelha) venham a Sortelha e tragam uma flor este assunto não se resolve com pancada nem ameaças, resolve-se com flores!
Dia 10 de Abril vem a Sortelha dizer não às eólicas e oferece uma flor aqueles que hoje nos trataram tão mal.
passa a palavra "traz outro amigo também" traz flores, traz musica, traz arte...

Sem comentários:

Enviar um comentário