domingo, 18 de abril de 2010

PATRIMÓNIO E PAISAGEM DE SORTELHA

   Hoje, 18 de Abril de 2010, celebra-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Desde 1982 que o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, com a aprovação da Unesco, dedica este dia aos monumentos e Sítios de todo o Mundo.
   Este ano, o tema escolhido foi "Património Rural/Paisagens Culturais". A iniciativa serve para dar a conhecer um património que a todos cabe preservar. É mais uma oportunidade para descobrir o património rural e as paisagens culturais do mundo, do nosso país, do nosso concelho e aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do nosso património e aos esforços necessários para o proteger e conservar e alertar para a sua vulnerabilidade.
   Este ano, a Câmara Municipal do Sabugal, ao contrário do ano passado, aliou-se completamente deste dia. É uma oportunidade perdida para sensibilizar as pessoas acerca da diversidade e da importância do nosso património local e da necessidade que há em protege-lo dos diversos ataques de que é vítima.
   Em Belmonte, realiza-se uma Caminhada Pela História; em Celorico da Beira, há visitas Guiadas à Casa do Mundo Rural e a uma queijaria e a um moínho de água; no Fundão, realiza-se uma Caminhada Eco-arqueológica pela Serra da Gardunha; em Pinhel, vai fazer-se um Percurso Histórico-Artístico; em Fornos de Algodres, realiza-se a 5ªEdição das Jornadas Etnobotânica; na Covilhã, Visita à Tapada do Dr.António e em Freixo de Numão, vai organizar-se uma Visita Guiada ao património da Freguesia e à Quinta do Vesúbio.

E no Sabugal?

Bom, hoje decorre o 2º dia do Campeonato Nacional de Pesca e os jovens reúniram-se ontem para conviver, cantar e rezar juntamente com D. Manuel Felício e muitos sacerdotes e Leigos comprometidos na divulgação da mensagem cristã.
Talvez esteja aqui explicada a actual política cultural seguida pela Câmara Municipal do Sabugal. É fácil dar de comer a quem tem fome. Lá diz a sabedoria popular: "Se vires um homem com fome à beira dum rio, não lhe dês de comer, ensina-o a pescar".

Sem comentários:

Enviar um comentário