sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sortelha foi palco do maior incendio que há memória, está ferida, vamos tratar dela ou matá-la?

No ultimo dia de Agosto de 2009, as chamas irromperam sem controlo no Concelho do Sabugal.
Sortelha ficou cercada pelo fogo, que lambeu as muralhas e destruiu toda a grande floresta em seu redor.

Deixando uma paisagem calcinada.
Onde havia floresta e fontes de agua pura e fresca apenas restou cinzas e carvão.


Foi um inferno que muitos combateram colocando em risco a própria vida.


Foi doloroso fazer estas fotografias, sentir a angústia e o desespero desta gente que durante dias combateu este monstro que teimava em levar tudo, floresta, explorações agrícolas, casas, gado e as forças de quem já lutava sem meios com as mãos em sangue.


As chamas cavalgavam como um dragão de fogo incontrolável pelas serras, deixando atrás de si uma desolação inexplicável.


Foram dias e noites angustiantes onde muitas vezes o fumo e as chamas sufocavam e se erguiam num apocalipse cujas imagens remetem para um imaginário infernal.

Sua Exa. O Senhor Presidente da Republica, Governantes, Políticos locais, órgãos de imprensa estiveram em Sortelha prometeram ajuda e apoios, senti que poderia voltar a ver esta maravilhosa paisagem com floresta e fontes de agua fresca e pura nos cabeços, agora negros de carvão.

Não poderia imaginar que hoje, estaria aqui sentado no computador a apelar ao Mundo que nos ajude a Salvar esta terra maravilhosa, de novo com o coração apertado por ver este outro fogo a queimar esta terra.

O fogo da ignorância, é mais difícil de apagar que os dragões de fogo que queimaram estas serras e trouxeram a desolação.

Mas acredito que com a ajuda de todos, um dia Sortelha voltará a ser uma terra com uma das mais bonitas e emocionantes paisagens de Portugal e, acredito que o Mundo vai poder vir a Sortelha passear nos cabeços com floresta, ouvir as aves, beber agua pura das nascentes e sentir a magia da história.

Joaquim Tomé

P.S. - Não sou de Sortelha, não tenho qualquer interesse económico ou outro nesta questão, apenas aprendi a Amar esta terra cheia de história e beleza.
Como num grande Amor que não podemos deixar acabar sem lutar, agarrei esta causa de todos e apenas transmito ao mundo este apelo em nome da preservação deste património único no mundo.
E questiono todos os que aqui me lêem, será que podemos deixar que este outro fogo queime de vez esta terra fazendo isto?

1 comentário:

  1. que saudades tenho de Sortelha. Mesmo não tendo aí raizes o meu coração está aí nessa zona. Vivi mais de 20 anos em Minas da Bica. Estudei na escola primária de Azenha e na secundária do sabugal. Quando posso ainda ai passo para matar saudades. Não consigo estar muito distante dessa zona. Desculpem o desabafo.
    Apoio a vossa luta contra as eólicas.
    Estarei sempre a favor da preservação daquela que é das aldeias mais lindas de Portugal.
    Cumprimentos a todos: Sortelha, Caldeirinhas, Azenha, Quarta-Feira, Águas Belas, Espinhal...

    ResponderEliminar