segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vamos dar os PARABÉNS A UMA GRANDE MULHER

Devo começar por dizer que, na primeira viagem que fiz a Sortelha fui recebido com um grande sorriso e um alegre "Olá... BEM VINDO A SORTELHA!" por uma Senhora que no Largo do Curro vendia uns licores, era a Leonilde que orgulhosamente aprendi a chamar Nide.
Senti uma sensação tão boa ao entrar pela majestosa porta da muralha e ser recebido assim que nunca mais esqueci aquele momento.
Mal imaginava eu, que um dia estaria aqui retido em casa com receio de sair à rua, por apoiar as pretensões de uma Mulher que sozinha tenta Salvar Sortelha da destruição.
Mulher coragem, que apesar dos boicotes que lhe fizeram, com o seu trabalho, conseguiu criar dois filhos lutando todos os dias contra quem a pretendia calar.
Eu tenho um profundo orgulho em ajudar esta mulher a fazer chegar a todo o mundo a defesa deste nosso património, e hoje dia do seu aniversário quero aqui deixar expressa a minha admiração por esta Grande Mulher que merece os parabéns de todos.
Nide, já não estás sozinha nesta tua luta por Sortelha olha ali na petição, tens gente de toda a Europa que te dizem com as suas palavras que tu estavas certa, que Sortelha é um património do Mundo e não de alguns.
E, conhecendo-te como conheço sei que esta é a melhor prenda que um dia poderias receber, ver tanta gente a apoiar a tua Maravilhosa Terra que tu tanto defendes.
Nós, estamos contigo MULHER.
:)
Esta é a minha prenda especial deste dia para ti.
Uma imagem desta maravilhosa terra, e do caminho que há anos percorres sonhando, ainda sem eólicas.

4 comentários:

  1. Eu sei que a melhor prenda que te podiam dar era Sortelha sem eólicas, mas isso um dia vais ter, acredita!
    Um dia Sortelha será a terra do "Beijo Eterno" e não a terra das "ventoinhas" :)

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não podemos envolver Sortelha em papel de presente e assim oferecê-la à Nide como presente de Aniversário.
    Esperemos que o bom-senso prevaleça, e que se consiga desviar da paisagem tais artefactos.
    A ser verdade que a vida útil de uma torre eólica são 20 anos,com esta ideia não se estará a regredir 20 anos nas potencialidades turísticas de qualidade de que tanto se fala?
    Não se conseguirá reunir energia humana para resolver o problema?
    Parabéns Nide!

    ResponderEliminar
  3. Obvio que consegue!
    Obvio que temos gente capaz de fazer de Sortelha uma terra marcada por coisas boas, mas infelizmente há quem assim não pense.
    O Turismo é obviamente um factor de desenvolvimento sustentado.
    Mas Sortelha pode ser muito mais que um monte de pedras velho.
    Pode como tenho defendido desde há muito, ser uma terra que transmite Cultura, Ensinamento, e o prazer de o fazer num conjunto arquitectónico, integrado numa das mais bonitas paisagens de Portugal e da Europa.
    Mas será assim tão difícil perceber isto?
    Terá que ser o Mundo (os de fora) aos da terra que esta terra vale tanto que eles nem imaginam ...
    Pois então que seja mas que seja com flores.

    ResponderEliminar