sábado, 10 de abril de 2010

POLÍTICA ENERGÉTICA PARA O SABUGAL


O Concelho do Sabugal parece ter descoberto as virtudes do negócio eólico. É a contar com os rendimentos deste negócio que a Câmara Municipal pretende resolver os seus problemas de financiamento.
Oliveira Fernandes, Ex-Secretário de Estado da Energia e que participou na elaboração da lei das eólicas de 2001, deparou-se na altura “com negociatas de centenas de milhares de contos” entre promotores e municípios. “Com aquilo ( renda anual de 2,5% sobre a facturação dos parques eólicos), estanquei as jogatanas”, assume. Por outro lado, a renda tinha, à data, “uma função incentivadora” de entrada das energias renováveis junto das autarquias que “já não faz mais sentido” na actualidade. Para Oliveira Fernandes, a renda das eólicas  “teve um efeito positivo” no seu tempo, que foi o de recuperação, limpeza e manutenção dos baldios, mas, face à expansão das eólicas, “é de começar a pensar em acabar com a renda”.

Foi retirado daqui:

E se esta ideia se torna realidade?
A política energética do Concelho do Sabugal é da responsabilidade da autarquia.
Qual é então a política energética da C.M.Sabugal?
Há algum plano, por exemplo, para o tipo de luminárias da rede pública, das potências contratadas e os seus regimes horários, de escolher e aprovar os sistemas de ar condicionado dos edifícios, o aproveitamento das coberturas das escolas e pavilhões desportivos, o modo de aquecimento das piscinas, o combustível da frota municipal, entre outras coisas.
Já alguém na Câmara pensou nestes assuntos?
A energia eólica não é a galinha dos ovos de ouro, como nos estão a querer convencer.
Com tantas torres eólicas, qualquer dia o Sabugal levanta voo!
Será este o “segredo” para o Concelho do Sabugal sair da crise em que se encontra?
Com KW eólicos subsidiados e que não tarda muito nos vai surpreender nas facturas de consumo de energia eléctrica?
Entretanto, no imediato, parece ser um óptimo negócio para alguns…Câmara, Juntas de Freguesia, proprietários dos terrenos e empresas promotoras. E os benefícios para os restantes habitantes do nosso concelho?
A implantação dos aerogeradores próximo da Aldeia Histórica de Sortelha, só vem criar situações desagradáveis a uma das aldeias mais bonitas do nosso concelho. O turismo é bem capaz de criar mais empregos em Sortelha do que as eólicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário