segunda-feira, 12 de abril de 2010

SORTELHA: A FALÁCIA DAS EÓLICAS

Visitar Sortelha, a Aldeia Histórica portuguesa das mais visitadas, é uma das boas acções para salvar um património único, de rara beleza e com histórias milenares. Todos nós necessitamos de respirar para viver de olhos abertos, sentirmos o tocar dos sinos e saborear a boa comida que servem em Sortelha. Os seus habitantes, infelizmente, não são muitos e a maioria já andam um pouco curvados por causa da idade e de também cansados dos poderosos e vendilhões que só pensam no dinheiro.
Alguém que me responda a esta dúvida: porque razão esta quantidade de parque e sub-parques eólicos são construidos quase sempre em meios rurais e, como no caso de Sortelha, vêm destruir uma importante parte da sua identidade, com a promessa de lhes aumentarem as míseras reformas que recebem do Estado? A Câmara Municipal do Sabugal, uma das interessadas nestes projectos, parece mais um representante das empresas construtoras de parques eólicos do que defensora do património público.Claro que a Câmara tem investido na Aldeia Histórica de Sortelha e ao longo destes últimos anos muito já foi construido. Neste caso concreto da colocação dos aerogeradores ao lado da aldeia de Sortelha a autarquia não defendeu, como é seu dever, o real e verdadeiro interesse do património que lhe está atribuido, deixando-se submeter aos interesses industriais. A Câmara Municipal do Sabugal e a Junta de Freguesia de Sortelha, sabem que este tipo de projectos comprometem os interesses e os direitos das pessoas que vivem nesta terra. Para além das rendas que alguns vão receber, incluindo a Câmara e a Junta de Freguesia, quantos postos de trabalho fixos em Sortelha, vão ser criados? Alguém tem de construir e alguém tem de manter as torres em bom estado de funcionamento. Com certeza que serão pessoas de outras zonas, de outras empresas subcontratadas, etc.,etc...e os habitantes de Sortelha ficam como estão. Acredito que os promotores das torres eólicas lhes adocem as bocas e até lhes arranjem uns caminhos, alcatroem uma estrada e desse modo ganham a confiança das pessoas.
Os habitantes de Sortelha deveriam ter intervido directamente nas decisões que foram tomadas em relação às torres eólicas, porque diz respeito ao seu futuro, diz respeito ao futuro que eles querem para a sua terra. E provavelmente, nunca ninguém explicou claramente a todos, tudo aquilo que estas torres eólicas implicavam para o futuro da aldeia. O parque eólico em Sortelha apenas vai produzir um benefício imediato ao dono(s) dos terrenos. E tenho a certeza que o benefício imediato, mesmo numa quantia pequena, fez esquecer todos aqueles "estrangeiros" que sempre vão visitando a terra e como agora as eólicas são sinal de progresso, a aldeia das "Sopas" está a ficar mais moderna e começam a acreditar que de facto o turismo, as muralhas, as ruas e as casas de pedra, as cestas e os doces e a paisagem que se admira das muralhas não asseguram o seu futuro.
Mas a verdade é que a área à volta do Parque eólico, incluindo as pessoas e povoações vizinhas, terão para sempre o parque eólico como um legado para o século XXI. E se os portugueses e todos os estrangeiros que passam por Sortelha não relaxarem e não se sentirem bem numa aldeia histórica, não voltarão e aí pode começar o velório da aldeia. Sortelha demorou muito a construir e destruí-la custa mesmo pouco.
QUE DESEJAM PARA O FUTURO?

Sem comentários:

Enviar um comentário