segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fundação Calouste Gulbenkian, Cúmplice da destruição de Sortelha

A Fundação Calouste Gulbenkian, é uma das instituições que participam na destruição de Sortelha.



Uma das empresas que formam o consorcio que pretende instalar as 17 eólicas em Sortelha chama-se - GENGE - SGPS -, Esta empresa tem como socio a Fundação Calouste Gulbenkian.

Assim, podemos afirmar que a Fundação Calouste Gulbenkian é um cúmplice dos crimes que têm sido cometidos para conseguir instalar eólicas em Sortelha.

É triste descobrir que a Fundação Calouste Gulbenkian, que tem sido em Portugal a instituição que mais defendeu o património, a cultura e que chegou mesmo a ser mais importante em termos culturais que o Ministério da Cultura, participe agora na destruição do Património Cultural, Histórico e Arquitectónico da aldeia histórica de Sortelha.

É necessário parar este ENORME ATENTADO CULTURAL, não podemos deixar de protestar, assim convidamos todos a enviar para a Fundação Calouste Gulbenkian, um mail a protestar info@gulbenkian.pt. Faça o seu protesto ou caso pretenda envie o texto que se segue:

Exmos. Senhores,

Estão V. Exas. a destruir o património Cultural, Histórico, arquitectónico e natural da aldeia Histórica de Sortelha.
A Fundação Calouste Gulbenkian, foi a mais importante instituição a contribuir para salvação de muito do património e artes de Portugal.

Vai agora a Fundação Calouste Gulbenkian destruir esta Aldeia Histórica, sendo cúmplice deste crime cultural, que tem como resultado a destruição da Aldeia Histórica de Sortelha?

Vai a Fundação Calouste Gulbenkian ficar para a história como sendo responsavel e promotora da destruição da Aldeia Medievalde Sortelha?

Esperamos que este alerta vos sensibilize para que possam parar este atentado contra o património.

Atentamente.



Será que a Fundação Calouste Gulbenkian vai apoiar isto?



Nós dizemos não!
E, já somos muitos!

Assina tu também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

4 comentários:

  1. A FCG, já foi. Agora lá imperam os lobbies conhecidos que bem se governam nas cúpulas, mantendo seus privilégios sem se importarem com o fim a que foi destinada pelo Snr. Gulbenkian, alegando dificuldades financeiras. Descaracterizada avança rapace em investimentos que lhes sustente as mordomias e mantenham as aparências. Neste caso, as vítimas são os lagartixos, que primeiro vêem a sua paisagem prejudicada e depois se verão prejudicados com a falta de turistas e possibilidade de facturarem com eventos de que podem tirar proveitos. Os modernos investidores sem ética, vêem o lucro imediato e não se importam com quanto vão prejudicar os que deveriam ser mais interessados mas por ignorância nem sabem quantos postos de trabalho vão ser criados ou quanta riqueza vai ser criada na região. É a questão das contrapartidas: Não há.

    ResponderEliminar
  2. há apenas para alguns, destruindo o património de TODOS.
    Mas isso é coisa que a nós não interessa.
    O que dizemos é, eólicas ali não!
    De resto quem quiser e puder que pegue nas pontas que andam aí perdidas.

    ResponderEliminar
  3. que ridiculo!!! não querem que o país evolua..so pode ser isso. Preferem poluir o mundo com energias fosseis do que apostar na limpeza do mesmo através de energias renovaveis mais baratas para todos. Esta petição foi a mais ridicula que vi em toda a minha vida.

    ResponderEliminar
  4. Carina
    Ridiculo e absurdo é destruir um património único de todos em nome de uma suposta energia renovavel.
    Há muito local onde colocar as eólicas sem destruir o que tem um valor imensuravel.
    não estará a senhora a demonstrar a ridicularia do seu discurso?

    ResponderEliminar