sexta-feira, 9 de abril de 2010

Petição online A voz dos entendidos

258.José António Quelhas Gaspar (Medievalista e Técnico de Património Cultural) Sortelha é um belíssimo exemplo de uma Aldeia Medieval. Embora apresente alguns erros de intervenção e até de salvaguarda, no seu todo podemos considerar que tem sido poupada de agressões irreparáveis. A sua cintura de muralhas é o que resta de um sistema defensivo activo que chegou a Portugal a partir de meados do século XII, com os Templários e o seu mestre Gualdim Pais. A Sortelha falta um Estudo Histórico elaborado com metodologia científica, capaz de divulgar o seu percurso histórico ao longo dos tempos, que já são longos. Tal estudo deverá incluir uma área circundante a determinar. Isto, Sr. Presidente da Câmara, contribuirá para o progresso sem estragar o que quer que seja. Vamos pensar na responsabilidade que temos com o Património que nos legaram e fazer dele um activo valioso para a economia. Sortelha é demasiado valiosa para se deixarem de considerar algumas opções possíveis. As torres eólicas encontrarão outros locais onde não afrontem valores históricos milenares de pertença colectiva.


 (in: - http://www.petitiononline.com/Sortelha/)

1 comentário:

  1. Queremos agradecer em nome da defesa do nosso Património, a contribuição que nos dá ao apresentar esta declaração publica.
    O Senhor vem sem duvida demonstrar e dizer de forma sucinta o que nós defendemos.
    Sortelha é e será muito melhor com a vossa contribuição.
    Assim todos unidos por este objectivo acredito que vamos conseguir preservar esta pérola do mundo.
    Sortelha tem duas pedras que se dizem do "beijo eterno", uma terra que recebe quem a visita com um beijo só pode ter uma luta com flores, daí que eu defenda que esta luta tem que ser ganha com flores, porque esta pérola só pode ser um hino ao amor.

    ResponderEliminar