sábado, 10 de abril de 2010

"AS TORRES EÓLICAS ESTÃO A SER COLOCADAS EM LUGARES PROIBITIVOS"



   Com o título "Cravelas da Serra", o Capeiaarraiana publicou um post assinado pelo senhor Leitão Baptista e que agora venho aqui relembrar, pois o tema das torres eólicas está muito quente, pretendendo com este avivar de memória apenas juntar mais uma voz ao coro de protestos pacíficos contra as torres eólicas ao lado de Sortelha:

Muitas das ventoinhas foram colocadas em lugares proibitivos para um concelho que quer aproveitar as suas potencialidades em termos de património histórico e natural. Os rodízios foram implantados no cabeço de S. Cornélio, a poucos quilómetros da antiga vila de Sortelha, porventura o mais importante local para o desenvolvimento turístico do concelho. Quem arrupe os caminhos de Sortelha, até à muralha, e olhe para o lado Leste, verá duas ventoinhas no dorso do emblemático e gracioso cabeço de S. Cornélio. Ninguém de juízo poderá deixar de reprovar a fixação naquele lugar das máquinas produtoras de energia. Este não é mais do que um atentado às potencialidades de um concelho esquecido, que tem no valor patrimonial a maior das suas possibilidades de desenvolvimento, que não podem ser assim postas em causa, por uns convidativos milhares de euros e por um caminho até ao alto do monte, que apenas serve a empresa responsável pelo projecto comercial”.

E Paulo Leitão Baptista continua:
"Mas não é apenas no cabeço de S. Cornélio que as ventoinhas rodopiam, estão igualmente na serra do Mosteiro, à ilharga de povoação de Santo Estêvão, nos montes que acompanham a estrada para Malcata e ainda nos altos da serra do Homem de Pedra, nas proximidades do Soito.

Além disso, noutras paragens do concelho se preparam as instalações que dão farto ganho às juntas de freguesia e aos proprietários dos terrenos e um contributo importante na luta pelas energias renováveis, mas que destroem inequivocamente a paisagem.

Num sinal inqualificável os edis de Penamacor e Sabugal dão largas à indignação por a Reserva da Malcata não autorizar a instalação das cravelas na serra. Alegam que assim os municípios ficam irremediavelmente prejudicados, por serem privados dos fabulosos ganhos que as eólicas proporcionariam.

Juntamos aqui a voz a outros que já iniciaram, noutros espaços da blogosfera, a denúncia da situação e a reivindicação de que algo importa fazer para se evitar a destruição plena das nossas paisagens nativas por elementos estranhos á Natureza".
«Contraponto», opinião de Paulo Leitão Batista
publicado aqui:
http://capeiaarraiana.wordpress.com/2007/08/30/as-%c2%abcravelas%c2%bb-da-serra-de-malcata/

As pessoas são livres de pensar, são livres de protestar, são livres de se calarem. Cada ser humano é único e daí a singularidade de cada um de nós. Todas as pessoas devem respeitar-se mutuamente, mesmo que as ideias sejam diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário