quinta-feira, 29 de abril de 2010

ALARGAR HORIZONTES E PENSAR NO FUTURO DE SORTELHA

   A paisagem condiciona a vida das pessoas. É um dos bens mais valiosos e há que aprender a transmiti-lo às gerações futuras. A sobrevivência de muitas árvores, aves e animais tão emblemáticos como são as oliveiras, as águias, os lobos, os coelhos e o lince ibérico, por exemplo, dependem da integridade da paisagem.
   Quais são afinal os verdadeiros efeitos destas torres eólicas sobre a paisagem, o meio ambiente, as pessoas e a economia de Sortelha?
   1- QUALIDADE DE VIDA:
   Acaba-se o sossego para quem vive em Sortelha. Deixarão de ter o prazer de passear pelos terrenos de Sortelha nas tardes de Domingo, ou no fim-de-semana vão deixar de poder admirar desde as muralhas a beleza natural e assim relaxar ao olhar para o horizonte porque desaparece a  serenidade da montanha.
   As torres eólicas de aço e cimento estragam a paisagem, produzirão ruídos acústicos que se vão ouvir a mais de um quilómetro de distância, principalmente durante o silêncio da noite.
   2- ECONOMIA RURAL:
   Nos arredores das torres ninguém vai poder construir, as casas mais perto das torres desvalorizarão e a aldeia de Sortelha hipotecará para sempre o seu futuro desenvolvimento sustentável baseado no turismo histórico e rural, restauração, desportos de montanha nas proximidades do parque.
   3- INCÊNDIOS: nunca nenhum promotor de parques eólicos fala desta real possibilidade. Os incêndios também acontecem nas torres eólicas, muitas vezes são fatais. O incêndio pode ter várias origens: num curto-circuito eléctrico num aerogerador, um raio de um relâmpago  que é atraído pela altura da torre e os óleos dos aerogeradores convertem-se num combustível para a propagação do fogo e chegam a cair bocados das pás ou mesmo a torre inteira.
   São três razões para defender as muralhas da Aldeia Histórica de Sortelha.As torres eólicas custam muito dinheiro aos contribuintes e destrói a paisagem, degrada a qualidade de vida e causam incêndios.
Realmente, queremos tanta destruição?
É tempo de reflexão e ainda estamos a tempo de analizar a situação.
Sortelhenses, não deixem que a cobiça do dinheiro fácil dos subsídios ou rendas que poucos benefeciarão destruam a vossa terra. A Terra não é minha, nem vossa, mas de todos. Sortelha é de todo o Mundo e muitos ( não apenas dois ) estão a lutar pelo futuro da Aldeia Histórica de Sortelha, sem pedirem nada em troca, mas apenas que as eólicas se afastem daí.

Sem comentários:

Enviar um comentário