sábado, 29 de maio de 2010

SORTELHA: A LUTA DESIGUAL

Aqui, em Sortelha, a lei da República Portuguesa não é para todos! Está lá o cartaz com o aviso, mas se algum doutor engenheiro desta empresa me conseguir decifrar este aviso...é mesmo faz de conta que sim e só quem pára e tenta saber pormenores deste Parque Eólico, fica como eu fiquei.
Como se fiscaliza uma obra assim? A Câmara Municipal do Sabugal sabe ou não as obras que licencia?
Este país é mesmo uma república das bananas e dos reis de um só olho. Sortelha, uma das aldeias históricas portuguesas mais visitada por portugueses e por estrangeiros, graças ao senhor Sócrates e aos empresários seus acólitos, coadjuvados por alguns presidentes de Câmara e de Juntas de Freguesia, motivados pela oportunidade de ganharem mais umas alvíssaras, em vez de pensar em formas de poupar energias, lançaram-se a abrir caminhos por esses montes abaixo e acima e onde haja uma brisa aí espetam uma ventoínha eólica. É o progresso meus amigos, temos que cumprir os compromissos das emissões de CO2, temos que dar o nosso contributo para um ambiente mais saudável...contudo, o povinho vai continuar a pagar bem pago a factura da electricidade. E meus amigos, essa factura está cheia, cheia de impostos e só uma pequena parte para pagar realmente a energia gasta.
Sortelha não necessita de mais energia eléctrica. Sortelha, necessita é de estar de braços aberta para receber quem a vier visitar e com a curiosidade em descobrir algo diferente, medieval e ao mesmo tempo contemporâneo e que lhes encha a alma, o estômago e o espírito. Olhem mais para dentro da aldeia de Sortelha. Abram as portas a quem vos deseja conhecer. Tudo fechado em pleno dia, ou quase tudo, porquê? Enquanto andei por cima das muralhas não me fartei de olhar lá para longe e para mais perto. Só me incomodou o ruído das máquinas que continuam a abrir buracos e a partir aquelas pedras que tantas histórias têm para contar. Eu senti-me seguro na muralha do Castelo de Sortelha, estava mais alto que muitos, mas sinto que me falta poder e força para lançar potes de azeite a ferver e impedir o avanço das torres eólicas. Os meus avisos não têm força de lei e sinto que estamos a lutar contra um exército mais forte e mais aniquilador. Mas não se desiste...Sortelha vai acabar por vencer porque ainda há pessoas valentes que docemente nos deixam sair com a vontade de lá voltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário