quinta-feira, 13 de maio de 2010

PRESERVAR O PATRIMÓNIO DE SORTELHA



Vamos salvar Sortelha das torres eólicas
VIRGÍLIO FERREIRA - Alemanha
Nasci em Belmonte, mas fui criado em casa de uma avó em Sortelha. Emigrei há mais de 40 anos para a França e assino este jornal há 20 anos. Leio com atenção e o que me leva a escrever é sobre a construção de um parque eólico junto à aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal. Temos que impedir a construção da obra. Em causa está o legado patrimonial e histórico daquele lugar.
Em causa está a montagem de sistemas de produção de energia eólica nas serranias daquela aldeia da Beira Interior. Tudo, porque «os parques em instalação vão destruir de forma irreversível» a envolvente desta aldeia. Todos temos o dever de preservar o legado patrimonial e histórico que a todos pertence, temos também a obrigação de o proteger e valorizar para que as gerações futuras possam aprender a vida dos seus antepassados. Sei que circula na aldeia uma petição. Essa petição nasceu porque perceberam os moradores que iriam ser colocadas junto das muralhas um parque eólico e que a destruição ambiental da aldeia histórica de Sortelha iria ser uma atroz realidade.
 Impedir a destruição do património em causa é fundamental e com os apoios dos amigos de Sortelha dos emigrantes estamos em crer que esta é uma causa de todos e que as eólicas têm que ser colocadas noutro lugar, pois serranias não faltam.
Sortelha tem um ambiente único que se caracteriza por remeter para a época medieval, estar em Sortelha e contemplar este ambiente é como viajar no tempo a colocação destas eólicas a pouca distância, vem criar um anacronismo ambiental de tal modo destrutivo que impedirá que alguém se sinta nesse ambiente para que a aldeia remete. Este projecto contempla a instalação de 50 torres eólicas em todo o concelho do Sabugal, sendo que, ao todo, são 17, as que afectam a aldeia de Sortelha. Sortelha tem uma importância única no panorama das aldeias históricas, pela sua arquitectura - totalmente em pedra de granito, as casas são como eram na época medieval – e, por isso, será talvez a aldeia que a nível nacional mais representa esta arquitectura.
Como conjunto de defesa muralhado tem um passado histórico de grande relevância no contexto da história nacional.
Sortelha na Idade Média e antes do tratado de Alcanices era a última localidade antes da fronteira, que era definida pelo rio Côa, enquanto o Sabugal pertencia ao reino de Leão, foi um dos mais importantes pontos de passagem para quem demandava Leão ou no sentido contrário Portugal. Além disso, existem aspectos que ainda estão em estudo, mas que nos fazem crer que Sortelha desempenhou um papel importantíssimo na história da Diáspora Judaica quando da fuga dos judeus aos Inquisidores.
Estão a ser trazidos à luz importantíssimas descobertas que nos levam a crer que Sortelha, a par de Belmonte, teve uma importante comunidade judaica, que se perdeu na voragem dos tempos e que deixou marcas que agora estão a surgir à luz de novas interpretações.
Sortelha pode ser uma importantíssima porta de entrada para quem demanda esta região em busca da autenticidade histórica. Vamos todos salvar Sortelha e enviar o nosso protesto para Câmara do Sabugal.
http://www.mundoportugues.org/content/1/7114/vamos-salvar-sortelha-das-torres-eolicas/

E JÁ SOMOS QUASE MIL A DIZER NÃO!

Sem comentários:

Enviar um comentário