sábado, 26 de junho de 2010

SORTELHA: PEDRAS QUE FALAM


 Sortelha, uma aldeia medieval, histórica e razoavelmente conservada, está a sofrer um violento ataque à sua volta. As muralhas e o castelo ainda têm pedras para resistir aos ataques vindos dos montes. Pelo contrário, Kim, aquele que despertou o povo e tocou os sinos do campanário não lhe restou senão abandonar a aldeia e asilar-se bem longe, pois nem mesmo no seu "bardo" conseguiu refugiar-se. 
Sortelha é terra de Portugal, é terra do mundo. As pedras também falam e são mais duradouras e depois de as calcarmos quando andamos na aldeia, todos, menos os gananciosos, sentem a dor que as torres eólicas vão causar Sortelha.


terça-feira, 22 de junho de 2010

SORTELHA: QUEM PENSA DIFERENTE É VÍTIMA DE AGRESSÃO


 AGREDIR É UM ACTO DE COVARDIA!
NINGUÉM, MAS NINGUÉM ROUBA A RAIZ AO PENSAMENTO.
A LIBERDADE DE PENSAR E DE PROTESTAR CONTINUARÁ!
O PARQUE EÓLICO DE SORTELHA É UM ATENTADO AO PATRIMÓNIO QUE É DE TODOS E NÃO DAQUELES QUE SE ACHAM DONOS DO CONCELHO DO SABUGAL.
O direito de petição é o direito de apresentar exposições escritas para defesa de direitos, da Constituição, da lei ou do interesse geral. Pode ser exercido junto de qualquer órgão de soberania (à excepção dos tribunais) ou de quaisquer autoridades públicas, sobre qualquer matéria desde que a pretensão não seja ilegal e não se refira a decisões dos tribunais. É um direito universal e gratuito, previsto na Constituição e na Lei nº 43/90, de 10 de Agosto, alterada pela Lei nº 6/93 de 1 de Março e pela Lei nº 15/2003 de 4 de Junho e pela Lei nº 45/07, de 24 de Agosto


O blog "Café Mondego" publicou a 20 de Junho este post:

"Um cliente do café informou-me que o primeiro subscritor de uma petição (que aqui divulguei) contra as eólicas em cima de Sortelha foi insultado, ameaçado e agredido. A situação foi tão grave que a permanência de Kim Tomé (que dinamizava um bar no Sabugal) se tornou insustentável.
Não conheço, em pormenor, o que aconteceu, mas tendo em conta o que já sei (que foi por exprimir uma opinião que o homem foi agredido) não posso deixar de me indignar. Vivemos num país livre e todos temos direito à opinião. Bater em alguém porque defende a património colectivo é inaceitável. E a violência deve ser condenada com toda a veemência!
Não sei pormenores sobre os protagonistas, nem acerca da vida de agressores e agredido, nem isso vem ao caso. O que é preciso reprovar com todas as forças é que se agrida um cidadão, cujo crime foi ter dinamizado uma petição a favor de uma aldeia histórica, que é de todos nós. Por outro lado, os agressores tornaram a vida do agredido num "inferno", ao ponto dele ter que abandonar Sortelha e o Sabugal! Com que direito?
Estranho o silêncio da comunidade em geral. O que vão fazer (ou o que fizeram) as entidades que têm que garantir a democracia e a liberdade dos cidadãos? O silêncio é cúmplice da agressão. Perante o que aconteceu ninguém se pode calar! Espero uma intervenção imediata das "autoridades" locais e distritais. Estamos perante um caso de nítida ameaça à liberdade de expressão dos cidadãos.
Américo Rodrigues


sábado, 19 de junho de 2010

O ELEFANTE DE SARAMAGO PAROU EM SORTELHA

"ENTRAR EM Sortelha, É COMO ENTRAR NA IDADE MEDIA"
José Saramago





 Sortelha e a sua história ficará eternamente gravada na literatura portuguesa. José Saramago sabia e reconheceu a importância das aldeias históricas portuguesas. Quando entrou em Sortelha gostou do que viu e viu para lá das pedras e das muralhas aquilo que outros não vêem, não sentem e só pensam nos vinténs oferecidos pelos ventos.

terça-feira, 15 de junho de 2010

DOM DUARTE DE BRAGANÇA DEFENDE A PAISAGEM DE SORTELHA

A revista "Contrabando" publica no seu terceiro número uma entrevista feita a Dom Duarte de Bragança. A dada altura o jornalista quer saber a opinião de Dom Duarte acerca do património, da história, das tradições. Vale a pena dar a conhecer o pensamento deste "herdeiro luso" da monarquia que no meu entender foi decapitada sem dó nem piedade pela república e vejam ao que chegámos!!! Quem se preocupa com a paisagem natural e a construída? Quem deixa construir "os piores mamarrachos" ao lado da aldeia histórica,medieval, de Sortelha?


Sortelha: continuamos a defender o património

Contrabando - Qual a sua opinião sobre a historia, o património, as tradições e cultura linguística, perante a presente globalização económica e a mundialização sociocultural?


Dom Duarte- Quanto mais civilizado e desenvolvido é um país, mais as suas gentes se preocupam em preservar estes valores porque percebem que se estes forem perdidos
ficariam todos muito mais pobres.
Um aspecto que tem sido muito desprezado é que de facto só no Douro e Açores é que é tomada em consideração o conceito de paisagem. Os institutos e entidades estatais protegem (mais ou menos) alguns monumentos mas ninguém se preocupa em proteger a paisagem natural e a construída e por isso grande parte do território nacional encontra-se muito desfigurado tendo caído numa decadência 3º Mundista. Ao lado de monumentos belíssimos deixam construir os piores mamarrachos até em locais tão importantes como a Torre de Belém ou a Sé do Porto, aldeias medievais desfiguradas por casas de emigrantes ou monumentos desfigurados por obras de arquitectos atrevidos, ignorantes ou sem qualquer respeito para com a nossa memória construída. A única alternativa possível é a de iniciativas como a do vosso Jornal, Associações, Movimentos Culturais, algumas Câmaras Municipais mais esclarecidas liderarem um movimento para o respeito e protecção da nossa paisagem e memória do nosso futuro.

Contrabando - Fala-se de economia sustentável, de ecologia e de bem-estar, como conjuga estes três factores?

Dom Duarte - Estes 3 factores são complementares e cada vez mais importantes para termos um futuro viável. A liberalização descontrolada do comércio Mundial está a arruinar regiões e povos e tem que ser controlada usando critérios como estes que referiu.
Importar o mesmo que se produz local ou nacionalmente é errado sobretudo quando se pensa na poluição provocada pelo transporte desses produtos ou quando são produzidos em países que não respeitam o ambiente e os Direitos Humanos. Mas temos que começar por ser nós próprios a fazer as escolhas certas quando compramos produtos

Podem ler a entrevista completa aqui:





segunda-feira, 14 de junho de 2010

SORTELHA: A ALDEIA NO GUIA TURÍSTICO

Acaba de ser editado o "Guia Turístico das Aldeias Históricas de Portugal". Este guia foi apresentado no passado dia 10 de Junho, em Trancoso, concebido e produzido pela "Olho de Turista", membro da Associação do Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal. Trata-se de um livro que divulga percursos, receitas e oferece descontos. A obra promove as 12 aldeias históricas portuguesas e Sortelha é uma delas. O novo guia divulga diversas áreas: infra-estruturas, recursos turísticos, património, artesanato, produtos típicos,tradições...como já referi, inclui talões de descontos, por exemplo, nas dormidas e refeições em diversos estabelecimentos.
O Guia tem mais de 350 páginas e tem um custo de 16 euros.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O PATRIMÓNIO DE SORTELHA

   A aldeia histórica de Sortelha possui um património de infinita riqueza. Este património pode funcionar como motor de desenvolvimento da região. Reconhecer o valor do passado, proteger e valorizar o seu património histórico, rural, cultural e paisagístico, torná-lo mais conhecido e até interactivo é uma das tarefas das entidades oficiais e da população de Sortelha, que deve ter orgulho no valor que a aldeia realmente tem.
   "...Não vendam, disse-lhes, a herança que os nossos pais nos deixaram.
    Nela está escondida um tesouro. Não sei onde, mas com um pouco de trabalho descobri-lo-ão..."
                                            ( Jean de La Fontaine, Fábulas )


domingo, 6 de junho de 2010

A ASSOCIAÇÃO DAS CASAS HISTÓRICAS DE RIBA CÔA EXIGE ESCLARECIMENTOS DA C.M.SABUGAL

  Sortelha-27-05-2010
Este é o aviso à entrada para as obras do Sub-Parque Eólico de Sortelha

A notícia está publicada aqui:

A Associação das Casas Históricas de Riba Côa quer a Câmara esclareça todas as dúvidas que esta obra tem. Esta associação tem como finalidade divulgar e preservar o património histórico de Riba Côa. Alguns elementos desta associação são proprietários de casas históricas que os seus antepassados edificaram e que querem continuar a preservar. Na Aldeia Histórica de Sortelha o Solar Nª.Srª.da Conceição  é propriedade da senhora Viscondessa de São Sebastião, D.Luísa Lasso de La Veja e Pedroso Charters, grande dinamizadora da aldeia.Há também casas históricas na Ruvina, Vilar Maior, Freineda, Castelo Bom, Almeida, Reigada, Pinhel, Mata de Lobos, Castelo Rodrigo e Almendra.


quinta-feira, 3 de junho de 2010

FALAR CLARO

Falar Claro, é o título da crónica da autoria do senhor João Valente, colaborador do blog Capeiaarraiana em que o autor fala claro acerca das Torres eólicas que estão a ser montadas na envolvente à Aldeia Histórica de Sortelha. Eis parte desse artigo de opinião:




Sortelha é uma aldeia medieval, que proporciona aos visitantes uma viagem no tempo, ao passado medieval. É nisto que consiste a grande e rara riqueza de Sortelha, a sua alma, e faz dela a jóia rara, que é património não só dos seus habitantes, como de toda a comunidade municipal.
Construir torres eólicas no seu perímetro amuralhado, ou à vista dele, fora do contexto da época histórica para a qual a aldeia nos remete, é tão ridículo como ver aviões a jacto num filme sobre os meios de transporte do século XIX. O realizador que tivesse este devaneio criativo, sujeitava-se à chacota pública, pelo caricato e estupidez da situação. Quem via um filme tão mau?
Pois as eólicas nas condições de Sortelha, matam a razão da sua existência, porque são completamente anacrónicas naquele contexto espacio-temporal, como os jactos no filme sobre meios de transportes do século XIX. Nenhum turista quer viajar a um passado medieval que uma autarquia permitiu reinventar com umas modernas torres eólicas. O conceito turístico «viagem ao passado medieval» pura e simplesmente fica destruído com isto. Passa a ser ridículo chamar a Sortelha «aldeia histórica». Com as eólicas já não é medieval e histórica, mas do século XXI e actual… Percebem ao menos isto?
Construídas as eólicas, bem podem derrubar também as muralhas, que já lá não estão a fazer nada. Aproveitem a pedra e vendam-na também para Espanha, como a electricidade!
É um resultado tão nefasto, que «Es gran servicio […] quitar tan mala simiente de sobre la faz de la tierra».
Meus amigos, este crime que estão a fazer a todo o concelho, nem a falta de educação de que falei, o justifica. Cada indivíduo, independentemente da educação, porque é livre, tem a faculdade de escolher entre o bem e o mal, entre o dever e o egoísmo…
A responsabilidade deste crime, é por isso, tanto colectiva como individual! Que ninguém lave dela as mãos como Pilatos…
Se deixarmos erguer estes moinhos de vento no rico passado histórico de Sortelha, como fatalidade inevitável da falta de educação de uns quantos Sancho Pança, «nem somos homens, nem somos nada!»
Por isso interpelo cada um dos Sabugalenses:
«Si tienes miedo, quítate de ahí, y ponte en oración en el espacio que yo voy a entrar con ellos en fiera y desigual batalla»!
«Arroz com Todos», opinião de João Valente
Nota: Aconselho a leitura completa do artigo e respectivos comentários aqui:
http://capeiaarraiana.wordpress.com/2010/06/02/falar-claro/

quarta-feira, 2 de junho de 2010

SORTELHA: PENSAR NO BEM DE TODOS

 Sortelha-Campanário
Nota: clicar por cima das fotos para aumentar a visualização
É urgente tocar os sinos do campanário da Aldeia Histórica de Sortelha. Há que subir até aos sinos e observar os trabalhos que estão a decorrer bem perto das muralhas e do castelo. Não digam que mais uma ou duas torres eólicas não vão alterar a paisagem. Ou que já lá há mais ao lado. Claro que há, eu vi-as do campanário. Mas essas estão mais distantes das muralhas, ao contrário das que agora andam a colocar.E só não sabe quem não lá for ver e imaginar o futuro desta envolvente paisagista da aldeia de Sortelha, que pode parecer uma como tantas aldeias do nosso Portugal. Mas não é, pois Sortelha é um monumento nacional, uma Aldeia Histórica e que deve a todo o custo  ser preservada.
Castelo de Sortelha em Maio 2010
Muralhas de Sortelha ( lado direito andam as obras do parque eólico)
Muralha e Castelo de Sortelha(Maio 2010)
Muralhas de Sortelha

"Parece que os homens primitivos procuravam impor as suas ideias e dominar os outros pela força física. Algumas pessoas ainda hoje utilizam esses métodos. Mas, como ser gregário, o homem foi-se procurando impor por pertencer à casta dominante. Sendo que as características diferenciadoras foram variando: a linhagem, a raça, a classe social, o nível de acumulação de bens materiais, …
Depois, os seres humanos terão percebido que, pelo seu próprio esforço, podiam conseguir realizar coisas bonitas, que os tornavam respeitados, admirados e susceptíveis de serem seguidos pelos outros. Na ciência, nas artes, na economia, no desporto… Não precisavam de impor, antes iam conquistando.
Mas, alguns, terão percebido que a sua capacidade de realização, crescendo com a sua vontade, a sua paciência, a sua persistência, a sua coragem, a sua determinação, seria tanto maior quanto maior fosse o seu respeito pelas leis universais. Mas também quanto melhores fossem as suas intenções de serem úteis a si próprios, àqueles que os rodeavam de perto - familiares, amigos ou conhecidos - e, mesmo, às pessoas mais distantes - que nem sequer conheciam.
A actuação de seres como Einstein, Gandhi, Teresa de Calcutá ou Nelson Mandela faz-nos ponderar que a verdadeira força não é a física ou das armas, não é a da classe social ou política, não é a económica ou do conhecimento meramente científico. Leva-nos a pensar que a verdadeira força pode abarcar tudo isso, mas está para além de tudo isso.
Faz-nos ponderar que a verdadeira força vibra em cada um de nós, como partículas da Força Universal. Faz-nos sentir como parte integrante dessa Força Universal, embora por vezes, ou muitas vezes, esquecidos dessa realidade. Faz-nos sentir que essa Força Universal está espelhada em cada um de nós, ou seja, que cada um tem em si todo o seu potencial. A explorar de si para consigo, de si para com o Todo. Sem necessidade de impor seja o que for, seja a quem for. Em harmonia, serenamente, com Amor."
Autor deste texto: Luís Portela.
Copiado daqui:


terça-feira, 1 de junho de 2010

Este é o inegável atentado contra o nosso património

A proximidade das eólicas da aldeia histórica de Sortelha prova-se aqui nesta imagem.
Podemos observar do lado direito a muralha da aldeia e um dos locais onde pretendem instalar uma eólica.
Observe-se que se podem ver as maquinas sem dificuldade.
Assim se confirma que o Ex-Presidente da junta de freguesia de Sortelha mentiu com a intenção de enganar as pessoas destruindo com os seus actos um património de todos

É este um enorme crime contra um património histórico de todos, às mãos de gente sem escrúpulos que o destrói em beneficio próprio, utilizando para isso métodos ilegais.

Nós não podemos deixar que Sortelha seja destruída,

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!