quinta-feira, 3 de junho de 2010

FALAR CLARO

Falar Claro, é o título da crónica da autoria do senhor João Valente, colaborador do blog Capeiaarraiana em que o autor fala claro acerca das Torres eólicas que estão a ser montadas na envolvente à Aldeia Histórica de Sortelha. Eis parte desse artigo de opinião:




Sortelha é uma aldeia medieval, que proporciona aos visitantes uma viagem no tempo, ao passado medieval. É nisto que consiste a grande e rara riqueza de Sortelha, a sua alma, e faz dela a jóia rara, que é património não só dos seus habitantes, como de toda a comunidade municipal.
Construir torres eólicas no seu perímetro amuralhado, ou à vista dele, fora do contexto da época histórica para a qual a aldeia nos remete, é tão ridículo como ver aviões a jacto num filme sobre os meios de transporte do século XIX. O realizador que tivesse este devaneio criativo, sujeitava-se à chacota pública, pelo caricato e estupidez da situação. Quem via um filme tão mau?
Pois as eólicas nas condições de Sortelha, matam a razão da sua existência, porque são completamente anacrónicas naquele contexto espacio-temporal, como os jactos no filme sobre meios de transportes do século XIX. Nenhum turista quer viajar a um passado medieval que uma autarquia permitiu reinventar com umas modernas torres eólicas. O conceito turístico «viagem ao passado medieval» pura e simplesmente fica destruído com isto. Passa a ser ridículo chamar a Sortelha «aldeia histórica». Com as eólicas já não é medieval e histórica, mas do século XXI e actual… Percebem ao menos isto?
Construídas as eólicas, bem podem derrubar também as muralhas, que já lá não estão a fazer nada. Aproveitem a pedra e vendam-na também para Espanha, como a electricidade!
É um resultado tão nefasto, que «Es gran servicio […] quitar tan mala simiente de sobre la faz de la tierra».
Meus amigos, este crime que estão a fazer a todo o concelho, nem a falta de educação de que falei, o justifica. Cada indivíduo, independentemente da educação, porque é livre, tem a faculdade de escolher entre o bem e o mal, entre o dever e o egoísmo…
A responsabilidade deste crime, é por isso, tanto colectiva como individual! Que ninguém lave dela as mãos como Pilatos…
Se deixarmos erguer estes moinhos de vento no rico passado histórico de Sortelha, como fatalidade inevitável da falta de educação de uns quantos Sancho Pança, «nem somos homens, nem somos nada!»
Por isso interpelo cada um dos Sabugalenses:
«Si tienes miedo, quítate de ahí, y ponte en oración en el espacio que yo voy a entrar con ellos en fiera y desigual batalla»!
«Arroz com Todos», opinião de João Valente
Nota: Aconselho a leitura completa do artigo e respectivos comentários aqui:
http://capeiaarraiana.wordpress.com/2010/06/02/falar-claro/

3 comentários:

  1. Nesse referido Artigo do João Valente no blog Capeia Arraiana, eu enviei um comentário que foi censurado e que aqui coloco para que se saiba.
    --------------------- SIC ------------------
    Eu tenho aqui a declarar publicamente o seguinte:

    1- Porque defendi o turismo no Sabugal fazendo por isso durante mais de 16 horas por dia, fui ofendido, boicotado e distratado pelos que no Sabugal detém o poder.

    2 – Porque fui empreendedor e inovador, fui difamado, ofendido, boicotado por quem detém o poder no Sabugal.

    3 – Porque realizei milhares de imagens que apenas tinham como intenção a promoção da minha terra fui difamado por quem hoje detém o poder no sabugal.

    4 – Porque fui original nas minhas ideias, como a da candidatura da Capeia Arraiana a património da UNESCO (que agora alguns energumeros dizem ser sua), fui ofendido distratado e difamado.

    5 – Porque fui o primeiro a defender a Aldeia Histórica de Sortelha, fui AGREDIDO, difamado, sofri atentados patrimoniais, fui impedido de forma violenta de sair de casa, por quem deteve o poder em Sortelha e usou esse poder para fazer este atentado ao património de TODOS de forma ilegal.

    Por tudo isto tenho a dizer que o Sabugal é governado por uma cambada de MAFIOSOS, que se servem do património de todos em proveito próprio, não se coibindo de cometer os mais horríveis crimes para atingir os seus objectivos, que não são mais que encher de forma vil e desonesta as suas já bem recheadas contas bancárias.
    Mas não sou só eu que o afirmo, hoje conheço muitas mais pessoas que vieram para o Sabugal contribuir para o seu desenvolvimento e que pensam e falam como eu.
    É gente sem vergonha que não olha a meios para atingir os seus fins e que PERMANECE NO PODER DEVIDO AO TERROR QUE INCUTE nos seus conterrâneos,

    “O TRIUNFO DOS PORCOS” no Sabugal.

    ISTO SIM É FALAR CLARO E SEM PAPAS NA LÍNGUA!

    (se alguém tiver duvidas ou pretender algum esclarecimento sobre o que afirmo faça o favor de dizer, terei muito gosto em esclarecer)

    ------------------------ "--------------------

    Lamentável é que o referido blog tenha "critérios editoriais" tão tendenciosos, eu sei qual a razão para o fazerem mas este não é o local próprio para o debater, será tratado noutro local noutro tempo.
    Apenas pretendo que se saiba o que se passa no Sabugal e os crimes que quem detém o poder comete contra todos os que no Sabugal têm feito algo.

    ResponderEliminar
  2. Toda a gente fala de toda a gente , mas parece que se estão a esquecer de quem em devido momento poderia e deveria ter travado esta tragédia( embora na é irreversível, ou seja a própria CMS.
    Se ao comum dos mortais por meio metro a mais na altura a câmara chumba o projecto por falta de enquadramento, ou coisa que o valha , pergunto eu não seria expectável que se fosse questionada o enquadramento de tão grande empreitada, ou será que essa autarquia só se preocupa com arraia miúda no que toca ao cumprimento das leis.
    Uma outra questão; se se põe em causa a seriedade de todo o processo não existem entidades que investiguem, nem que seja para descobrir os pobres inocentes como a justiça nos tem habituado nos últimos tempos.

    Se nada funciona só resta ao "povo " sair à rua pelo menos enquanto não voltar a ser ilegal.

    ResponderEliminar