terça-feira, 15 de junho de 2010

DOM DUARTE DE BRAGANÇA DEFENDE A PAISAGEM DE SORTELHA

A revista "Contrabando" publica no seu terceiro número uma entrevista feita a Dom Duarte de Bragança. A dada altura o jornalista quer saber a opinião de Dom Duarte acerca do património, da história, das tradições. Vale a pena dar a conhecer o pensamento deste "herdeiro luso" da monarquia que no meu entender foi decapitada sem dó nem piedade pela república e vejam ao que chegámos!!! Quem se preocupa com a paisagem natural e a construída? Quem deixa construir "os piores mamarrachos" ao lado da aldeia histórica,medieval, de Sortelha?


Sortelha: continuamos a defender o património

Contrabando - Qual a sua opinião sobre a historia, o património, as tradições e cultura linguística, perante a presente globalização económica e a mundialização sociocultural?


Dom Duarte- Quanto mais civilizado e desenvolvido é um país, mais as suas gentes se preocupam em preservar estes valores porque percebem que se estes forem perdidos
ficariam todos muito mais pobres.
Um aspecto que tem sido muito desprezado é que de facto só no Douro e Açores é que é tomada em consideração o conceito de paisagem. Os institutos e entidades estatais protegem (mais ou menos) alguns monumentos mas ninguém se preocupa em proteger a paisagem natural e a construída e por isso grande parte do território nacional encontra-se muito desfigurado tendo caído numa decadência 3º Mundista. Ao lado de monumentos belíssimos deixam construir os piores mamarrachos até em locais tão importantes como a Torre de Belém ou a Sé do Porto, aldeias medievais desfiguradas por casas de emigrantes ou monumentos desfigurados por obras de arquitectos atrevidos, ignorantes ou sem qualquer respeito para com a nossa memória construída. A única alternativa possível é a de iniciativas como a do vosso Jornal, Associações, Movimentos Culturais, algumas Câmaras Municipais mais esclarecidas liderarem um movimento para o respeito e protecção da nossa paisagem e memória do nosso futuro.

Contrabando - Fala-se de economia sustentável, de ecologia e de bem-estar, como conjuga estes três factores?

Dom Duarte - Estes 3 factores são complementares e cada vez mais importantes para termos um futuro viável. A liberalização descontrolada do comércio Mundial está a arruinar regiões e povos e tem que ser controlada usando critérios como estes que referiu.
Importar o mesmo que se produz local ou nacionalmente é errado sobretudo quando se pensa na poluição provocada pelo transporte desses produtos ou quando são produzidos em países que não respeitam o ambiente e os Direitos Humanos. Mas temos que começar por ser nós próprios a fazer as escolhas certas quando compramos produtos

Podem ler a entrevista completa aqui:





Sem comentários:

Enviar um comentário