quarta-feira, 20 de julho de 2011

O QUE É UMA ALDEIA RICA?

Sortelha, a histórica, a medieval e aquela que os portugueses e estrangeiros procuram nos mapas e um dia visitam porque é uma memória da vida dos nossos antepassados, porque é considerada uma relíquia no conjunto das Aldeias Históricas portuguesas, aos olhos dos que apreciam este património, mesmo antes de entrar nesse mundo medieval, o nosso olhar e os nossos ouvidos vêem e ouvem os movimentos e os barulhos daquelas torres eólicas que são, por agora, máquinas de ganhar dinheiro mesmo estando os seus donos a dormir.
Assim sendo, há razões para pensar que Sortelha está mesmo mais pobre: 

É cada vez mais difícil olhar em volta e não deparar com ventoinhas gigantes espetadas na paisagem. Olhemos para onde olhemos lá estão elas, como um praga que ocupa os montes. Parece que o critério de plantar aqueles braços imensos neste ou noutro sítio é, apenas, de carácter económico. E, portanto, há que ocupar todos os cocurutos dos montes. Talvez seja necessário e mais ecológico (não sei em concreto) mas deveria haver uma preocupação com a paisagem. Aqueles monstros que zunem não podem estar em todo o lado. Os nossos olhos comem e não vivemos em selvajaria.



Um dos casos que mais me indigna é o de Sortelha. Veja-se, na foto de baixo, como destruíram a imagem da aldeia histórica. Fotografa-se o castelo, por exemplo, e lá estão as ventoinhas, como uma espécie de ameaça ao património histórico. O que fizeram àquela bela aldeia (e que Sortelha aceitou, talvez por necessidade) é uma vergonha! Há valores que são... impagáveis.
Publicada por Américo Rodrigues em Domingo, Julho 17, 2011
Etiquetas: ambiente, cidadania


Sem comentários:

Enviar um comentário