quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

OS LUCROS DO CAMPANÁRIO DE SORTELHA


   Será que já não há volta a dar? A Aldeia Histórica de Sortelha continua a ser  invadida e está a ficar cercada por aerogeradores montados no topo de altas torres metálicas. Os promotores e a Câmara apenas argumentaram e nada debateram ficando-se com a justificação de que tudo estava legal e que os distanciamentos das muralhas cumpriam a lei. 
   A verdade, é que a paisagem ao redor das muralhas medievais foi conspurcada e destruída por homens que têm como objectivo ganhar dinheiro. Queiramos ou não acreditar, o Castelo e a muralha da Aldeia Histórica de Sortelha, tal como os conhecíamos, acabou e resta guardar as fotografias e filmes para memória. A destruição continua e parece que nem a "Cabeça da Velha" escapa. 
   Estes parques e sub-parques eólicos são investimentos privados. E todos sabemos que o lucro é a razão principal destes investidores. A empresa "Eólicas do Campanário, S.A." é a titular do alvará e a obra tem o seu fim previsto para início do mês de Abril de 2012. O concelho do Sabugal necessita de investidores e de gente empreendedora. Todos concordam com a urgente necessidade de atrair investimentos para esta região. O que eu não compreendo é que pessoas conhecedoras do valor e da importância histórica e patrimonial da Aldeia Histórica de Sortelha, tendo exercido funções políticas nesta aldeia e que por ela tenha lutado, aceite propostas e contribua para a sua destruição. Realmente o dinheiro dá mesmo a volta às cabeças de muita gente...e esquecem dos valores por que andaram a lutar anos seguidos. Que benefícios vai retirar a Aldeia Histórica de Sortelha dos parques eólicos? Será que os lucros de uns quantos compensam aquilo que se destrói?
O futuro irá esclarecer o que a Aldeia Histórica de Sortelha perdeu para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário