sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Em defesa de Sortelha da Holanda chega-nos uma opinião a considerar

Só jornalista de uma revista turística holandês e escritor de guias turísticas sobre Portugal para o mercado holandês e belga. Queria exprimir a minha preocupação com o desenvolvimento da energia eólico em Portugal. Peço desculpa pelo meu fraco português.

Em primeiro lugar queria expressar a grande admiração pela vossa rejeição da energia nuclear e o grande esforço que o seu país faz para o desenvolvimento das energias renováveis (de ondas, solar e também eólica). Porém a minha preocupação tem a ver com a maneira que a energia eólica e implementada no seu país.

Portugal tem algums parques naturais, areas protegidas de beleza excepcional no contexto europeu. São paisagems que os Ingleses chamam: “areas of outstanding natural beauty”. Também há algumas paisagems de cultura que são de grande beleza. Neste caso as aldeias históricas como Sortelha, Castelo Mendo e Castelo Novo.

Embora sabendo que os vantagems econômicos dum parque eólico para comunidades rurais podem ser significante, sempre tem que ser comparada com a eventual perda de outros rendimentos: nesse caso o turismo. Uma paisagem mais industrial e menos natural e rural mostra-se muito menos interessante para turistas, especialmente os que vem dos paises extrangeiros. A minha grande preocupação é que o meio rural do norte de Portugal vai perder oportunidades de desenvolver estes fontes de rendimento. No meu pais por exemplo há muitas pessoas que por causa disso ja acham feio a paisagem em grandes partes do norte e centro de Portugal.

Acho muito dificil compreender porque os Portugueses deixam destruir a sua belissima herança natural e paisagístico tão facilmente. A energia eólica, enquanto jogando um papel considerável no desenvolvimento da energia renovável, nunca vai ser a única solução. Uma solução muito cara e totalmente dependente de subsídios (i.c. a União Europeia). As consequências para a paisagem, a nutureza e por esse meio também para as communidades rurais, são todavia irreversíveis. Penso que para as futuras generações a existência de alguma paisagem (seja natural ou cultural) não ou só pouco afectada vai mostrar quase tão importante como a energia sustentável.

Roel Klein
Holanda

Sem comentários:

Enviar um comentário