quinta-feira, 9 de setembro de 2010

AS ENERGIAS DOS SUBSÍDIOS





“Se pegarem na energia do vento e a armazenarem, quer por bombagem, quer por utilização da gaseificação a plasma para produção de combustíveis, irão ver que custa menos do que preparar o petróleo. Dirão que o kWh do vento já é suficientemente caro para ser armazenado. Não, o kWh eólico não tem por que ser caro, é caro porque existem os subsídios.

E o exemplo que dou é das lojas de chineses que operam em Portugal. Portugal assinou com a China um tratado em como dá regalias aos chineses que abrirem lojas em Portugal, em troca de poder entrar também no mercado chinês com os seus produtos. Entre essas regalias está o pagamento de metade das rendas das lojas, isenção de pagamento de segurança social por 3 anos aos chineses empregados nas lojas. Muitas são as aldrabices que eles fazem para cá ficar, mas o maior problema é das rendas. Os donos das lojas, sabendo que o governo paga metade da renda, pedem muito mais de renda aos chineses do que pedem a portugueses.

Os fabricantes de aerogeradores também, sabendo que há subsídios, pedem muito mais pelos aerogeradores do que eles realmente valem.

E o mesmo acontece também com a indústria farmacêutica. Sabendo que o estado paga, pedem muito mais pelos medicamentos. Escandaloso? Sim, os subsídios é que são um escândalo. Mas há a tendência de culpar os exploradores que apenas seguem o mercado. Eu, por exemplo, que sou diabético, pago 3,58 euros por 50 tiras do glicosímetro mas se comprar sem receita pago 23 euros. O estado (nós, povo) paga cerca de 20 euros às farmacêuticas por cada caixinha de tiras!!!!!!!!!

É o que acontece com as «energias renováveis» subsidiadas também.



Por Henrique Sousa – 06/09/2010

O artigo pode ser lido aqui:
http://horabsurda.org/2010/09/06/se-a-estupidez-fosse-musica/

Sem comentários:

Enviar um comentário