sexta-feira, 6 de agosto de 2010

SORTELHA: PORQUÊ TÃO PERTO?

 Pés nas muralhas de Sortelha e olhares incrédulos


A construção do Sub Parque Eólico de...continua a destruir o património natural da área envolvente à Aldeia Histórica de Sortelha. É preciso ir a Sortelha, subir algumas ruas ou subir junto do castelo para perceber as razões do nosso descontentamento. Não somos contra as energias renováveis, neste caso concreto, a energia eólica. Também sabemos que por aqui sopra muito vento. Nós somos é contra a localização destes aerogeradores eólicos e reprovamos as obras que aqui estão a efectuar. Não é necessário recorrer ao zoom da máquina fotográfica, o nosso olhar deixa-nos mais tristes e a foto não consegue transmitir realmente aquilo que se está a passar a umas centenas de metros de nós. Os turistas que encontrei nas muralhas ficaram pasmados com o cenário. Estão demasiado próximas da Aldeia Histórica e a paisagem, mesmo que se tratem de pedras, fazem também parte da vivência histórica de Sortelha. Dói-me ver estes investidores que apenas procuram o lucro. O dinheiro seria mais bem investido se entrassem no interior das muralhas, até porque as portas estão sempre abertas, percorressem as ruas, visitassem a Igreja Matriz e ali, num silêncio medieval, meditassem no que realmente faz falta a esta gente para viverem em melhores condições, para receberem melhor os que as visitam e a terem esperança num amanhã melhor.


OS CEGOS DE SORTELHA!

1 comentário:

  1. Como filho e neto desta linda terra que vive longe, não consigo deixar de ficar triste. Confesso um sentimento de culpa pela distância e pela incapacidade de poder fazer algo. Não serão suficinetes as lamentáveis notícias de incêndios florestais que ano após ano dizimam aquela bonita paisagem?? Como se isso não fosse sificiente, ao invés de se plantarem novas árvores plantam-se estas coisas.... quem ganha com isto???
    Não terão proprietários e autoridades locais e população nada a dizer? ou pensarão que uns míseros tostões que eventualmente recebem pela instalação destas coisas são algo comparado com a riqueza histórica destas paragens... não será preferível a união para transformar esta terra num exemplo ?? (como o de óbidos) ao invés de retalhar a nossa história???

    Como é possível? É um misérável par de unidades que faz tanta diferença à REN, EDP, ou o que sejam, ou ao país?

    ResponderEliminar