terça-feira, 6 de abril de 2010

Mensagem de uma emigrante em frança

acabo de receber vossas mensagens a respeito de Sortelha e das eolianas implantadas.

Claro que vou asinar a petiçao e pedir aos meus amigos todos de asinar tbem.
so me permito uns elementos e umas perguntas...
eolianas, pelo que eu percebi, sao implantadas em terrenos privativos, contra uma subvençao ao dono do terreno: é um elemento economico que nao devemos esquecer. senao tomamos o risco de pôr-nos as costas essas pessoas que talvez necessitem dessas subvençoes.
eu sei, eolianas estam a desfigurar a paisagem nossa; estou de acordo com vocês. so estou informando-me e pedindo informaçoes: vôces devem saber melhor que eu o que passa com essa historia de eolianas.

tbem procurei informaçao "oficial": necessario para justificar e apoiar nossa acçao.
obrigado de ver os links acima : da UNESCO. Sortelha nao aparece, nenhuma clasificaçao.
de que Patrimonio estamos a falar? nacional? local? agradeçou por alguns elementos de resposta, que vôces me podem dar.
qdo houvia falar de Sortelha, elemento de patrimonio, sempre tinha pensado que era uma referencia a UNESCO. erro meu, de nunca ter verificado antes, confesso.
Talvez seja hoje tempo de tomar as coisas em mao, senao nao vamos conseguir protegir a aldeia como convem.

Outra pergunta minha : que fazem as autoridades? de Sortelha? de Sabugal?
So com seu apoio é possivel conseguir uma acçao dese tipo.
E, porque nao, pedir que Sortelha, por razao historica, seja integrada a classificaçao ao Patrimonio mundial, e seja protegida. Hoje é tempo de nos ocupar mos de isso.
Imagino que, todos juntos, e com apoio de pessoas conhecidas e amigos com relaçoes politicas (posso encontrar isso), podemos fazer qq coisa de eficaz.
Tbem imagino, que se pedimos apoio a UNESCO, a implantaçao das eolianas pode ser bloqueada, o tempo que a aldeia seja (e desejo que seja possivel) clasificada ao Patrimonio Munidal.

Agredeço suas respostas, de todo tipo.
fazer petiçao é bem, mas preparar uma acçao mais oficial e profunda sera melhor, para o futuro. desse modo, e de maneira oficial, nada podera ser feita a volta da aldeia, sem possibilidade de penalidades juridicas e financeiras.

prioridade: constituir um "dossier": quem permite isso? qual é a empresa que implanta eolianas, que fazem os "responsaveis" locais? etc...
quais sao as obrigaçoes actuais para respectar a "clasificaçao historica". E sobretudo, de que clasificaçao estamos falando? se ha obrigaçao de respeitar umas normas de contruçao por exemplo, tbem devem de existir umas normas de proteçao do Ambiente e paisagem...

perdoem meu portugues, so desejo que os esforços de todos sejam positivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário