segunda-feira, 2 de maio de 2011

REFLEXOS DE UMA VISITA A SORTELHA

Grupo de Turistas de Setúbal em Sortelha

   Ezequiel Alves Fernandes, responsável pelo Clube Associativo Desportivo dos Trabalhadores da Portucel de Setúbal, natural da Bismula, sabedor da riqueza e das potencialidades turísticas das Terras de Ribacôa, organizou nesta passada quadra pascal uns dias de ócio para os seus amigos do clube. A Localvisão seguiu os turistas e fez uma excelente reportagem. O Jornal Cinco Quinas ( versão on line ) publicou um texto escrito pelo nosso conterrâneo Ezequiel a que deu o nome "Reflexos de uma visita a Sortelha". 
   Hoje vemos a aldeia de Sortelha rodeada de torres eólicas. Os habitantes, na sua maioria, continuam acomodados e tudo continua como dantes. Alguns turistas também não exteriorizam totalmente os seus  sentimentos em relação a este tema. Mas Ezequiel organizou, planeou e levou a sua missão até ao fim. E como raiano que é, escreveu sobre o que viveu nestes dias:
   "Em Sortelha encontramos um livro aberto da nossa história colectiva, enriquecida com inúmeros monumentos, merecendo um estudo atento. A aumentar a curiosidade cultural admirávamos uma Exposição itinerante da autoria de João Reis, com peças de granito, espalhadas estrategicamente e com cenário natural adequado por diversos locais desta antiga povoação, que apesar de tudo ainda mantém a sua traça arquitectónica e urbanista primitiva. Pena é que à sua volta estejam a descaracterizar onde já existem eólicas, como fantasmas quixotescos. São os sinais dos tempos?"
   Obrigado, Ezequiel.