sábado, 29 de maio de 2010

SORTELHA: A LUTA DESIGUAL

Aqui, em Sortelha, a lei da República Portuguesa não é para todos! Está lá o cartaz com o aviso, mas se algum doutor engenheiro desta empresa me conseguir decifrar este aviso...é mesmo faz de conta que sim e só quem pára e tenta saber pormenores deste Parque Eólico, fica como eu fiquei.
Como se fiscaliza uma obra assim? A Câmara Municipal do Sabugal sabe ou não as obras que licencia?
Este país é mesmo uma república das bananas e dos reis de um só olho. Sortelha, uma das aldeias históricas portuguesas mais visitada por portugueses e por estrangeiros, graças ao senhor Sócrates e aos empresários seus acólitos, coadjuvados por alguns presidentes de Câmara e de Juntas de Freguesia, motivados pela oportunidade de ganharem mais umas alvíssaras, em vez de pensar em formas de poupar energias, lançaram-se a abrir caminhos por esses montes abaixo e acima e onde haja uma brisa aí espetam uma ventoínha eólica. É o progresso meus amigos, temos que cumprir os compromissos das emissões de CO2, temos que dar o nosso contributo para um ambiente mais saudável...contudo, o povinho vai continuar a pagar bem pago a factura da electricidade. E meus amigos, essa factura está cheia, cheia de impostos e só uma pequena parte para pagar realmente a energia gasta.
Sortelha não necessita de mais energia eléctrica. Sortelha, necessita é de estar de braços aberta para receber quem a vier visitar e com a curiosidade em descobrir algo diferente, medieval e ao mesmo tempo contemporâneo e que lhes encha a alma, o estômago e o espírito. Olhem mais para dentro da aldeia de Sortelha. Abram as portas a quem vos deseja conhecer. Tudo fechado em pleno dia, ou quase tudo, porquê? Enquanto andei por cima das muralhas não me fartei de olhar lá para longe e para mais perto. Só me incomodou o ruído das máquinas que continuam a abrir buracos e a partir aquelas pedras que tantas histórias têm para contar. Eu senti-me seguro na muralha do Castelo de Sortelha, estava mais alto que muitos, mas sinto que me falta poder e força para lançar potes de azeite a ferver e impedir o avanço das torres eólicas. Os meus avisos não têm força de lei e sinto que estamos a lutar contra um exército mais forte e mais aniquilador. Mas não se desiste...Sortelha vai acabar por vencer porque ainda há pessoas valentes que docemente nos deixam sair com a vontade de lá voltar.

sábado, 22 de maio de 2010

É assim que Sortelha vai ficar. Alguem pode estar de acordo com isto?

Hoje foi possível confirmar o local de colocação de duas das 17 eólicas que pretendem colocar em Sortelha.
Foi possível observar as maquinas que fazem a terraplanagem, que mostramos aqui nesta imagem.
Estes são apenas dois dos locais confirmados.
Como se pode verificar o local de implantação é extremamente próximo das muralhas de Sortelha.
Na ampliação em cima pode-se inclusivamente ver uma das máquinas.
Será que alguém pode aceitar isto?
Tivemos o cuidado nesta projecção de ser rigorosos com a dimensão das eólicas e com o local onde pretendem instalar estas duas, sabendo que no total são 17, podemos imaginar o grau de destruição
Nós não podemos deixar que Sortelha seja destruída,

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!


sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Fundação Calouste Gulbenkian participa na destruição da aldeia histórica de Sortelha


"A Fundação Calouste Gulbenkian é uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação."

Estes são os objectivos da fundação Calouste Gulbenkian, contudo através da sua participação na ENEOP, eólicas de Portugal, está a destruir o melhor do património histórico de Portugal.

Participar nesta destruição que foi conseguida de forma irregularmente perversa, com recurso a actos obscuros em que o parecer favorável foi dado por um politico para que ele próprio colocasse as eólicas, será uma enorme mancha no historial desta fundação.

Será aceitável que uma fundação que promove a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação,  com o historial que todos reconhecemos nestas matérias promover esta destruição?

Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

“Amo o Sabugal mas o Sabugal não me Ama, por isso vou partir...”

“Amo o Sabugal mas o Sabugal não me Ama, por isso vou partir! ...Um dia vai-te acontecer o mesmo..”

Foi com estas palavras angustiantes e premonitórias que um dia um amigo me anunciou que ia partir desta terra maravilhosa.

Se ouvisse estas palavras numa época em que vivia fora do Sabugal, teria achado esta frase exagero de alguém desiludido com a vida, contudo como sei do que falava senti o drama que lhe ia no coração.
Jamais pensava que fosse um sentimento comum a muitas outras pessoas e a agora a mim próprio.
É difícil de perceber para quem está fora o drama que se passa no Sabugal.

Pessoas que vêm ou estão no Sabugal e que tentam contribuir com algo de positivo sendo ou não naturais destas terras, são obrigadas a partir por aqueles que pretendendo servir-se do Sabugal em proveito próprio as escorraçam.


O Sabugal é um concelho riquíssimo em património histórico, por incúria, ignorância ou outros factores obscuros, assiste-se a uma completa e irreversível destruição. Não apenas o património histórico tem sido destruído, o património humano tem sido também esmagado e obrigado a partir.
Esta destruição, acontece sistematicamente às mãos de algumas pessoas que têm uma perspectiva miupe do desenvolvimento, ou que, pretendem servir os seus interesses no imediato comprometendo o futuro de todos.


Sendo um concelho a sofrer de forte desertificação, não seria de esperar uma atitude hostil para com os que decidem contrariar esta tendência, contudo é assim que acontece.

Como dizia no blog Capeia Arraiana na Sexta-feira, 16 Outubro, 2009, no meu post que pode ser consultado neste link http://capeiaarraiana.wordpress.com/2009/10/16/o-rei-vai-nu/ de forma premonitória, resta-nos abandonar a terra onde deveríamos ser felizes.
Adivinhava eu na altura o que hoje se verifica ser a realidade, e os que na altura discordavam do que dizia, hoje sofrem da mesma cegueira auto-infligida dando suporte aos que destroem esta terra.

Como dizia o meu amigo “Amo o Sabugal mas o Sabugal não me ama..”

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mais de 1000 assinaturas na petição online - O que nos dizem os que assinam a petição

A defesa da Aldeia Histórica de Sortelha está a colher apoios por todo o Mundo.
Ao ultrapassar o milhar de assinaturas podemos afirmar que a defesa do património Histórico de Sortelha se afirma como um imperativo inevitável.

A destruição deste património será reconhecidamente uma perda para o mundo.

A destruição que a colocação de eólicas causa, junto desta jóia da História Medieval tem que ser parada, sob a pena de se perder para sempre este importantíssimo testemunho histórico.


O património mundial de Sortelha não pode ser destruído por alguns em beneficio próprio, temos que ser capazes de parar este crime patrimonial.

Esta é a opinião dos que assinam a petição online.


1013.Mario Ricardo De Matos Neves E simplesmente impensavel que um atentado desta natureza possa acontecer numa aldeia tao unica quanto Sortelha. Que se parem os disparatos atentados ao patrimonio Portugues de uma vez por todas porque e a unica coisa que ainda nos resta como ancora de desenvolvimento do Pais, mas anda tudo doido ou que raio se passa? A minha familia e de Sortelha os meus pais teem uma casa la Eu vivi grandes momentos em Sortelha fiz a 1a classe la e ainda me lembro da sensacao de ter uma aldeia medieval como recreio sobretudo a torre de menagem que fica logo ao lado da escola. Vivo no outro lado do mundo, na Asia mas mantenho os meus lacos emocionais com esta localidade que esta no meu coracao para sempre e espero que da proxima vez que la for ,a ultima foi o ano passado ja nem sequer se fale nesta possibilidade de antentado tao deveras irresponsavel. Forca Sortelha e nestes momentos que toda a gente se una para evitar que o desenvolvimento tome uma forma que nao serve os interesses de Sortelha. Bem haja
1012.Paulo Belo Never, Jamai, JAMAIS. JA CHEGA DE ESTRAGAR O PATRIMONIO
1008.Idalete Garcia Giga Mais um atentado terrorista ao património ... É inacreditável! Povo de Sortelha, revoltem-se!!!!!!
1001.Antonio Jacinto Gago da Camara há espaço e outras soluções ambientais que cheguem para evitar a destruição (tambem ambiental / estética) do patrimonio histórico Lusitano.
995.Ricardo Ferreira destruir o que é de todos? nem pensar...
983.Lídia Carvalho Sortelha é um ponto de atracção turístico pela sua beleza natural e decerto haverão mais zonas de Portugal onde colocar eólicas!
980.Carla Pinto Será possível que não há sítio melhor? Portugal não é assim tão pequeno. São os Lobbys ....
979.José Silva Faria Não é só Sortelha que é preciso mudar, mas a atitude arrogante e as visões unilaterais da maioria das decisões políticas estúpidas, tomadas em cima do joelho. Quando se impõe o colectivo, ponderado em equipa, acelera-se a cobiça da realização vã. Mais vale não fazer, que fazer mal. É mais barato e não prejudica ninguém. Os nomes e as benesses já os lá têm, não precisam decretar disparates que lhes prejudiquem a memória histórica, se a tiverem.
978.José Vale Por favor parem esta barbaridade!
970.Conceição Coelho Barros Concordo plenamente em não colocar eolicas num local tão bonito como este...
955.Pedro Príncipe O prazer que muitos sentem nas muralhas da mais linda aldeia histórica de Portugal vale muito e muito mais que 12 eólicas.
941.Emanuela Sara Hanson Leite Fragoso É preciso ter bom senso e conhecer os limites entre a conservação de património, gestão de uma politica de turismo cultural e sustentabilibilidade financeira e a anarquia do avanço tecnológico! sejamos coerentes e inteligentes na criação de estruturas de desenvolvimento regional
937.José Morais Arnaud Em nome do "progresso" e das "energias renováveis", estão a destruir as melhores paisagens culturais do país, a contribuir para a desertificação do interior e a comprometer o futuro das novas gerações ! Há que por cobro a esta situação perversa antes que seja demasiado tarde !
936.Joana Valdez Desenvolvimento sim, mas com equilíbrio... será preciso destruirmos todos os montes e vales em nome do "desenvolvimento"?

934.Carlos Fidalgo Salvar Sortelha é mais do que um acto social e cultural. É,em primeira instância, salvar um dos locais onde a identidade local e nacional se encontra mais bem preservada. Não pudemos, nem devemos deixar que o nosso património cultural seja o parente pobre da politica.
933.FRANCISCO MANUEL SALGUEIRO SANDE LEMOS Não faz sentido projectar o Turismo como uma das linhas de desenvolvimento económico e por outro lado liquidar uma paisagem cultural com 17 eólicas, quando talvez existam outras hipóteses para as instalar.
931.Manuel Ramos Se construímos eólicas para preservar o ambiente e o mundo em que vivemos, não faz sentido que a sua localização ponha isso em causa.
930.José Manuel dos Santos Encarnação Decerto haverá alternativas que, não pondo em causa a necessidade de privilegiarmos as energias alternativas (e não deixa de ser 'curioso' verificar que até uma petição é aproveitada para publicidade, cada qual toca os seus burros como lhe dá mais jeito...), se preserve o património paisagístico, tão importante também.
929.Manuel Soares Pessoas á que se julgam Sres. do mundo, fazem o que lhes apeteçe sem dár satisfações ao povo. Não têm outro lugar para pôr as eólicas sem sêr em Sortelha... Este é mais um crime.
928.Quim Gouveia Com tanto espaço por esse território fora, será que é preciso pôr as éolicas mesmo ao pé de Sortelha? É uma vergonha o desprezo com que se trata o património deste País! Sou pela preservação do património natural de Sortelha. José Joaquim Gouveia

922.Telmo Padilha Cesar Um benefício não pode prejudicar o paisagismo histórico. Há ventos em outros lugares.
921.Rui Manuel Marques Fernandes Não podemos deixar destruir o nosso patrimonio histórico e paisagístico, temos de zelar pelo que os nossos antepassados nos deixaram!
905.Jorge Mendonça Se existem locais a preservar Sortelha é um deles. De nada vale preservar todo o seu casario se não preservamos toda a sua paisagem natural. Não haverá outros locais onde se possam instalar estes aerogeradores?

Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PRESERVAR O PATRIMÓNIO DE SORTELHA



Vamos salvar Sortelha das torres eólicas
VIRGÍLIO FERREIRA - Alemanha
Nasci em Belmonte, mas fui criado em casa de uma avó em Sortelha. Emigrei há mais de 40 anos para a França e assino este jornal há 20 anos. Leio com atenção e o que me leva a escrever é sobre a construção de um parque eólico junto à aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal. Temos que impedir a construção da obra. Em causa está o legado patrimonial e histórico daquele lugar.
Em causa está a montagem de sistemas de produção de energia eólica nas serranias daquela aldeia da Beira Interior. Tudo, porque «os parques em instalação vão destruir de forma irreversível» a envolvente desta aldeia. Todos temos o dever de preservar o legado patrimonial e histórico que a todos pertence, temos também a obrigação de o proteger e valorizar para que as gerações futuras possam aprender a vida dos seus antepassados. Sei que circula na aldeia uma petição. Essa petição nasceu porque perceberam os moradores que iriam ser colocadas junto das muralhas um parque eólico e que a destruição ambiental da aldeia histórica de Sortelha iria ser uma atroz realidade.
 Impedir a destruição do património em causa é fundamental e com os apoios dos amigos de Sortelha dos emigrantes estamos em crer que esta é uma causa de todos e que as eólicas têm que ser colocadas noutro lugar, pois serranias não faltam.
Sortelha tem um ambiente único que se caracteriza por remeter para a época medieval, estar em Sortelha e contemplar este ambiente é como viajar no tempo a colocação destas eólicas a pouca distância, vem criar um anacronismo ambiental de tal modo destrutivo que impedirá que alguém se sinta nesse ambiente para que a aldeia remete. Este projecto contempla a instalação de 50 torres eólicas em todo o concelho do Sabugal, sendo que, ao todo, são 17, as que afectam a aldeia de Sortelha. Sortelha tem uma importância única no panorama das aldeias históricas, pela sua arquitectura - totalmente em pedra de granito, as casas são como eram na época medieval – e, por isso, será talvez a aldeia que a nível nacional mais representa esta arquitectura.
Como conjunto de defesa muralhado tem um passado histórico de grande relevância no contexto da história nacional.
Sortelha na Idade Média e antes do tratado de Alcanices era a última localidade antes da fronteira, que era definida pelo rio Côa, enquanto o Sabugal pertencia ao reino de Leão, foi um dos mais importantes pontos de passagem para quem demandava Leão ou no sentido contrário Portugal. Além disso, existem aspectos que ainda estão em estudo, mas que nos fazem crer que Sortelha desempenhou um papel importantíssimo na história da Diáspora Judaica quando da fuga dos judeus aos Inquisidores.
Estão a ser trazidos à luz importantíssimas descobertas que nos levam a crer que Sortelha, a par de Belmonte, teve uma importante comunidade judaica, que se perdeu na voragem dos tempos e que deixou marcas que agora estão a surgir à luz de novas interpretações.
Sortelha pode ser uma importantíssima porta de entrada para quem demanda esta região em busca da autenticidade histórica. Vamos todos salvar Sortelha e enviar o nosso protesto para Câmara do Sabugal.
http://www.mundoportugues.org/content/1/7114/vamos-salvar-sortelha-das-torres-eolicas/

E JÁ SOMOS QUASE MIL A DIZER NÃO!

domingo, 9 de maio de 2010

Dr. Francisco Manuel Salgueiro de Sande Lemos - Junta-se à causa de Sortelha sem eólicas


Mais um apoio que nos faz acreditar que a salvação de Sortelha é uma causa de todos nós. Acabámos de registar mais um importante apoio na petição online.

933.FRANCISCO MANUEL SALGUEIRO SANDE LEMOS Não faz sentido projectar o Turismo como uma das linhas de desenvolvimento económico e por outro lado liquidar uma paisagem cultural com 17 eólicas, quando talvez existam outras hipóteses para as instalar.


Francisco Manuel Salgueiro de Sande Lemos é Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e Doutor em Pré-História e História da Antiguidade pela Universidade do Minho, instituição onde Ingressou em 1977, vindo a integrar o quadro da Unidade de Arqueologia, de que foi presidente entre 1980 e 1988 e em 1994. Entre 1980 e 1988, exerceu funções de Director do Serviço Regional de Arqueologia da Zona Norte. De 1981 a 1991 foi vogal da Comissão Instaladora do Museu Regional de D. Diogo de Sousa. Integra o Conselho Cultural da Universidade do Minho desde a sua fundação, sendo actualmente o seu vice-presidente. Faz parte da Comissão Instaladora da Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património.

Estamos em crer que a sociedade cientifica está a despertar para a necessidade urgente de preservar o património Histórico único no Mundo de Sortelha.


Nós não podemos deixar que Sortelha seja destruída,

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!


José Morais Arnaud - Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses assina petição


Tudo nos indica que o Dr. José Morais Arnaud, Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses acaba de assinar a petição online.
Registamos com agrado o numero crescente de personalidades do mundo da cultura, que se juntam na defesa de Sortelha património de TODOS.

937.José Morais Arnaud Em nome do "progresso" e das "energias renováveis", estão a destruir as melhores paisagens culturais do país, a contribuir para a desertificação do interior e a comprometer o futuro das novas gerações ! Há que por cobro a esta situação perversa antes que seja demasiado tarde !

Todos os que assinámos e defendemos Sortelha temos, sem duvida, muito orgulho em ter como companheiro de caminho o Dr. José Morais Arnaud.
Em nome de todos e da defesa do Património de Sortelha o nosso BEM-HAJA.

Nós não podemos deixar que Sortelha seja destruída,

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!


sexta-feira, 7 de maio de 2010

AS SURPRESAS DA JUNTA DE SORTELHA


Fernanda Manuela Matos Esteves, actual Presidente de Junta de Freguesia de Sortelha, declarou à uns dias na TVI que estava surpreendida com a localização das torres eólicas junto à aldeia e falou em "choque paisagístico." Mais surpreendido ando eu e outras pessoas, pois desde 2005 que Fernanda Manuela Matos Esteves exerce funções na junta de Sortelha. No anterior mandato, presidido pelo senhor Luís Paulo, a actual presidente de junta exerceu o cargo de "secretário" e agora, nas eleições de 2009 foi eleita Presidente de Junta de Freguesia. Ora, todos sabemos que as competências de uma Junta de Freguesia são muitas e que se reúne regularmente ou extraordinariamente para tratar dos assuntos da freguesia. Lembro que desde 2005 que o Tesoureiro da Junta tem sido sempre a mesma pessoa, ou seja, o senhor Manuel Reis Gonçalves.
Como é que é possível que os elementos da Junta não conhecerem os projectos da mesma? 
Como é que, em nome da Junta de Freguesia de Sortelha,  foram dados pareceres favoráveis à construção do parque eólico e as pessoas que integram essa mesma Junta depois afirmarem que estão surpreendidas?
Surpreendido fiquei eu!


Nós não podemos deixar que Sortelha seja destruida,

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vamos Salvar Sortelha - Recolhe 900 assinaturas online

A petição online Vamos Salvar Sortelha regista 900 assinaturas e caminha rapidamente para o primeiro milhar de assinaturas.

Mais um vez é tempo de destacar alguns do s comentários que nos chegam de quem assina a petição.


900.João Mendes Já visitei todas as aldeias históricas de Portugal; Sortelha é para mim a mais bela. Por favor não estraguem tão valioso património em troca de fazer um ou outro mais milionário.
882.Maria do Carmo Rodrigues Concordo plenamente. Eu sou adepta de visitar ruínas, monumentos históricos e principalmente castelos de preferência que me transportem até aos anos que represeantam.
878.Leonor Medeiros Já nem se está a pedir para ajudarem a conservar, mas que pelo menos não estraguem o sítio único que é Sortelha...
874.Carlos Pereira Há tanto sítio por esse país fora onde colocar torres eólicas sem interferirem com locais como este. Porque não a construção de grandes parques eólicos em locais mais aconselháveis? Sou 200\% a favor das energias alternativas, mas façam-se as coisas com racionalidade e não apenas com o fito do lucro fácil.
873.Lia Fernandes Se existirem invasões em Sortelha, que sejam de gente a ocupar as casas e a voltar a dar vida à aldeia.
870.Ana Paula Vilas-Boas Se Portugal quer continuar a viver do turismo tem que saber cuidar do seu patrimonio. Moinhos eolicos sim, mas apenas aonde nao interfiram com os valores paisagisticos do nosso patrimonio nacional.
849.Maria do Carmo Luis Sortelha é magnifica e as eolicas poderao ser colocadas em pontos que nao interfiram com com a paisagem absolutamente brutal!
848.Maria Joao Carvalho Não estraguem o pouco de bom que nos resta!!!!
847.Suzanna Pereira Há que preservar esta aldeia histórica lindissima, ainda mais depois da catastrofe do verão passado...
827.Anabela de Paula Sereno Saraiva Rato Vamostodos juntos defender um patrimonio que é de todos!
825.Eleonora Silva A vista é fabulosa. Portugal é imenso. De certeza que existem outros sitios para colocar as eolicas sem estragar aquela vista espectacular e de cortar a respiração...... Sou a favor das energias renovaveis mas preservem o patrimonio! Obrigado
819.Pedro Filomeno Filipe Isto não pode passar em claro!!!!!!!
813.Paula Figueiredo Respeito pelo Património Histórico em nome de um Futuro Promissor
812.Domingos Monteiro As energias alternativas não podem colocar em causa valores mais importantes.
806.ana maria braga Já lá estiveram? Infunde amor e respeito


Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!


Ex presidente da Junta de Sortelha Manipulou consulta pública em proveito próprio.

Uma pessoa apoiante do movimento Vamos Salvar Sortelha enviou-nos um documento, onde ficamos a saber que o Ex-presidente da Junta de Freguesia de Sortelha, deu o parecer favorável à instalação de eólicas, que agora ele próprio está a explorar.

Para ver o documento clica ">aqui<"

Na página 10 podemos ler:

"Resumo do resultado da consulta pública:

No âmbito da Consulta Pública, foram recebidas manifestações escritas das Juntas de Freguesia de Sortelha e de Águas Belas, expressando o seu total apoio ao projecto."


Será legal um Presidente de Junta de Freguesia dar um parecer favorável para uma coisa destas para beneficio dele próprio?

Será legal que uma consulta publica se resuma a isto?

Na verdade nós sabemos que não houve qualquer consulta pública, basta observar a expressão de espanto da actual Presidente da Junta de Freguesia de Sortelha, nas suas declarações à reportagem da TVI.
(A reportagem está ao minuto 8,40)

Para ver clicar na imagem

Como se pode constatar a actual Presidente de Junta de Freguesia de Sortelha, pessoa interessada pela terra e com conhecimento do que por cá se passa, declarou-se surpreendida pela proximidade do local em que pretendem colocar as eólicas.

Não estaremos perante uma evidente manipulação processual por parte de um Autarca que em exercício de funções deliberou em beneficio próprio?


Não será uma agravante que esse processo manipulado de forma ignóbil esteja a destruir o património de TODOS?

Será isto legal?


Só não vê quem não quer ver, ou quem finge não ver por ser interveniente no processo irregular de licenciamento da obra.

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vamos Salvar Sortelha - Kim Prisu - o mundo das artes continua a juntar-se no apoio à causa.

O Mundo das Artes Apoia Sortelha sem eólicas.

Reconhecemos na Petição online mais um apoio significativo por parte de um Artista internacional nascido na terra.

Kim Prisu (Joaquim António Gonçalves Borregana) nascido em Aldeia da Dona, a viver em França onde criou a maior parte da sua obra assinou a petição online.

804. kim prisu

É mais um artista que se junta à causa da salvação de Sortelha, contra a instalação de eólicas.

São já muitos os artistas que não aceitam a destruição de Sortelha e que se juntam a esta petição, contudo é com especial agrado que registamos que mais um artista da terra se declara apoiante da causa.



Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

800 assinaturas online por Sortelha

A defesa da Aldeia Histórica de Sortelha e do seu património Histórico,Arquitectónico e Natural, ultrapassou as fronteiras do Concelho do Sabugal, ultrapassou as fronteiras de Portugal, e é hoje uma Causa patrimonial do Mundo.

A destruição que a colocação de eólicas junto desta jóia da História Medieval tem que ser parada, sob a pena de se perder para sempre este importantíssimo testemunho histórico.


O património mundial de Sortelha não pode ser destruído por alguns em beneficio próprio, temos que ser capazes de parar este crime patrimonial.

Ao atingir as 800 assinaturas na petição online podemos afirmar que existe uma censura mundial aos autarcas e políticos que promovem e defendem a destruição deste património do Mundo.

Da opinião dos que em todo o mundo assinam a petição podemos destacar algumas declarações.

795.Maria José Póvoas Sortelha é de todos nós. não vamos deixar que lhe façam mal...
782.Pedro Luis Pires Vieira Henriques Acho abominável o facto do governo querer destruir o nosso patrimonio que é no fundo a história do nosso povo só por fazer mais uns trocos, que como sabemos acabam por nem ser devidamente utilizados!
777.António Martins Triste …Que nada…nunca….perturbe a melodia ancestralmente solarenga de um zumbido de abelha bailando no granito da tua paisagem florida de Maio….
776.Carlos Peres Sebastião e Silva Além de serem um atentado paisagístico, as eólicas são um fracasso de rentabilidade e afastam todos os enxames de abelhas e todos os pássaros. E, francamente, destruiriam a paisagem histórica e belíssima da Sortelha.
773.julia gillot Sortelha tem um patrimonio historico demasiado valioso para ser adulterado desta forma. É um crime o que está a ser feito
770.Luís Mesquita Contiuàmos com um país gerido por gente medíocre!...
769.Anabela Dias Mantenham por favor este pedaço de historia de Portugal, uma aldeia linda com um valor sem calculo para mim. Boa sorte.
759.Joaquim Jose Lopes Galvão Conheço Sortelha desde 1979 quando estive como médico na Covilhã, gostaria de ver o horizonte de Sortelha tal como a natureza o fez
750.Plataforma El Rebollar-Sierra de Gata Nos unimos a vuestra lucha para salvar Sortelha de la invasión eólica. Hemos añadido vuestros enlaces a nuestro blog para que los visitantes se sumen a la petición. http://plataformarebollarsierradegata.blogspot.com
745.Nuno Tiago É uma tristeza o que esta acontecer com Sortelha, mas infelizmente o governo portgues já nao se importa com nenhum patrimonio nacional. Não podemos deixar que isso aconteça!
741.Luís Miguel Fernandes Gaspar Dâmaso (COVILHÃ) Apoio a 100\% o aproveitamento das energias renováveis, assim como defendo do mesmo modo a preservação do nosso património. Assim sendo, penso que todas as entidades envolvidas neste processo se devem juntar e conciliar os diferentes interesses, sem que nenhuma das partes se sinta lesada. Sortelha tem um grande valor sentimental para mim. Foi lá que pedi a minha esposa em casamento. Cumprimentos a todos.
732.teresa Raquel Rodrigues Duarte So mesmo um governante insensível e ignorante pode destruir aquilo que é património e beleza! Tenha vergonha, ainda vai a tempo de desistir!
726.Carlos María Hernández Reyes En Sortelhas no, por favor, en Sortelhas no.
719.maria gabriela nunes pereira antunes vamos salvar Sortelha a aldeia onde nasci
717.JOSE MARIA GARCIA Las eólicas son un negocio especulativo sin control, no al pago de canon por tener aerogeneradores.
710.Vitor Manuel Fonseca Marinho Solidário com esta população e com os princípios referidos, os quais se aplicam a muitas outras situações. Não quero as barragens do Plano Hidrológico. Perderemos biodiversidade, praticamente extingue-se o lobo (espécie protegida) dessas regiões e todo um património natural único. Para não falar das linhas ferroviárias (do século XIX), de alterações climáticas, termas, poluição (barragem é sinónimo de grandes emissões de CO2, são águas paradas, impedem a deposição de aluvião a jusante, etc). Terá muito mais valor que, em vez de cada um olhar pelo "seu", que se solidarize pelo que é nosso (por outras causas) o que só demonstrará uma "vontade nacional" e não egoísta... Gostaria que assinassem todas as petições que pugnam pelo património (assim como outros valores fundamentais)
707.Ana Paula Marques não devia ser necessário fazer uma petição para preservar o nosso património


Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Tavira rejeita eólicas em Sortelha destrói-se o património de TODOS

Em Tavira foi rejeitada a instalação de eólicas.
Chegou ao nosso conhecimento um documento com a Decisão de Incidências Ambientais (DIncA) que deu um parecer desfavorável à instalação de eólicas em Tavira.
O documento pode ser consultado ">aqui<"
http://img199.imageshack.us/img199/5219/dincafinalpetavira.pdf
Neste documento podemos constatar que se realizou uma verdadeira consulta publica onde foram efectivamente ponderadas as vantagens e desvantagens de uma instalação de eólicas.

Deste documento podemos retirar alguns exemplos:

"A SPEA considera que o EIncA apresenta deficiências graves na caracterização da
situação de referência dos valores ecológicos, dado que a área em estudo se localiza
dentro da IBA da Serra do Caldeirão e a 3 km da ZPE do Caldeirão,..."


"A Associação Almargem considera negativa a instalação do Parque Eólico por
implantar-se numa área privilegiada da serra algarvia que inclui o miradouro de Água
de Tábuas, promovido como ponto turístico pelo Município de Tavira,..."


"A PROBAAL- Grupo de Defesa do Ambiente, considera que existem uma série de
reservas a este EIncA, nomeadamente: A destruição da disposição visual da área, que
além da beleza natural, é frequentada por pedestres, ciclistas,..."


"Decorrente da consulta pública e da análise do EIncA, verifica-se que foram
insuficientemente avaliados os impactes, designadamente ao nível do ruído e
da paisagem, sobre as populações afectadas directamente pela implantação
do parque eólico. Neste âmbito, é de salientar a forte contestação verificada
em sede de consulta pública, quer por parte da população, quer por parte de
associações ambientalistas..."

Nenhum destes aspectos foram tidos em conta para a instalação das eólicas em Sortelha.

Nenhum estudo credível de impacto ambiental foi realizado em Sortelha.

A instalação de um parque eólico a menos de 1000 metros da aldeia histórica de Sortelha é uma clara violação dos mais elementares preceitos de protecção ambiental e patrimonial.

A instalação de eólicas em Sortelha será uma destruição irreversível do Património Histórico de Sortelha servindo apenas os interesses de alguns.

No Sabugal o património de todos é destruído sistematicamente em favor de apenas alguns que controlam e governam no poder local.


Só não vê quem não quer ver, ou quem finge não ver por ser interveniente no processo irregular de licenciamento da obra.

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

Câmara do Sabugal foi assaltada

Na noite de 29 para 30 de Abril a Câmara municipal do Sabugal foi assaltada.
Este facto revela muito sobre a governação local e sobre os que governam o bem publico, tornando legitimas algumas perguntas óbvias.

Como se pode admitir que um edifício onde está sediada Câmara Municipal e a documentação e bens relativos à governação, não possua qualquer sistema de alarme e detecção de intrusão?

Como se pode admitir que um cofre que se destina a salvaguardar os documentos mais importantes possa ser aberto?

Quais os documentos que desapareceram?

Qual a informação que ficou exposta?

A quem interessava que os documentos desaparecessem?

Não é dever dos governantes locais tomar medidas preventivas para evitar que estas coisas aconteçam?

Quem são os responsáveis por esta situação negligente?

E mais algumas que aqui podíamos colocar e cujas respostas seriam muito úteis para entender o que se passa no Sabugal.
Lamentável é que não haja em Portugal quem procure as respostas certas a algumas perguntas.
Lamentável é que seja este tipo de gente sem cultura e negligente que governa o bem publico, destruindo o património de todos e criando as condições para que este povo tenha que fugir da sua terra em busca de vida noutras paragens.