quinta-feira, 29 de abril de 2010

ALARGAR HORIZONTES E PENSAR NO FUTURO DE SORTELHA

   A paisagem condiciona a vida das pessoas. É um dos bens mais valiosos e há que aprender a transmiti-lo às gerações futuras. A sobrevivência de muitas árvores, aves e animais tão emblemáticos como são as oliveiras, as águias, os lobos, os coelhos e o lince ibérico, por exemplo, dependem da integridade da paisagem.
   Quais são afinal os verdadeiros efeitos destas torres eólicas sobre a paisagem, o meio ambiente, as pessoas e a economia de Sortelha?
   1- QUALIDADE DE VIDA:
   Acaba-se o sossego para quem vive em Sortelha. Deixarão de ter o prazer de passear pelos terrenos de Sortelha nas tardes de Domingo, ou no fim-de-semana vão deixar de poder admirar desde as muralhas a beleza natural e assim relaxar ao olhar para o horizonte porque desaparece a  serenidade da montanha.
   As torres eólicas de aço e cimento estragam a paisagem, produzirão ruídos acústicos que se vão ouvir a mais de um quilómetro de distância, principalmente durante o silêncio da noite.
   2- ECONOMIA RURAL:
   Nos arredores das torres ninguém vai poder construir, as casas mais perto das torres desvalorizarão e a aldeia de Sortelha hipotecará para sempre o seu futuro desenvolvimento sustentável baseado no turismo histórico e rural, restauração, desportos de montanha nas proximidades do parque.
   3- INCÊNDIOS: nunca nenhum promotor de parques eólicos fala desta real possibilidade. Os incêndios também acontecem nas torres eólicas, muitas vezes são fatais. O incêndio pode ter várias origens: num curto-circuito eléctrico num aerogerador, um raio de um relâmpago  que é atraído pela altura da torre e os óleos dos aerogeradores convertem-se num combustível para a propagação do fogo e chegam a cair bocados das pás ou mesmo a torre inteira.
   São três razões para defender as muralhas da Aldeia Histórica de Sortelha.As torres eólicas custam muito dinheiro aos contribuintes e destrói a paisagem, degrada a qualidade de vida e causam incêndios.
Realmente, queremos tanta destruição?
É tempo de reflexão e ainda estamos a tempo de analizar a situação.
Sortelhenses, não deixem que a cobiça do dinheiro fácil dos subsídios ou rendas que poucos benefeciarão destruam a vossa terra. A Terra não é minha, nem vossa, mas de todos. Sortelha é de todo o Mundo e muitos ( não apenas dois ) estão a lutar pelo futuro da Aldeia Histórica de Sortelha, sem pedirem nada em troca, mas apenas que as eólicas se afastem daí.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Reportagem TVI alerta para a destruição de sortelha

Foi ontem emitida no Jornal da Noite da TVI  uma reportagem sobre a destruição patrimonial que em Sortelha alguns pretendem levar a cabo.

(A reportagem está ao minuto 8,40)

Para ver clicar na imagem

Mais um trabalho que sem duvida nos trás importantes esclarecimentos.
Notamos que o Actual Presidente da Câmara do Sabugal, demonstra total insensibilidade para o valor patrimonial que Sortelha tem, e que tenta justificar a sua assinatura na aprovação da obra como se desconhecesse o local e como se o processo de licenciamento tivesse sido regular e respeitador dos bons princípios da boa gestão da coisa publica.
Só que o Presidente da Câmara do Sabugal conhece o local, tem plena consciência da destruição que se está a cometer, pelo que só podemos entender que o Senhor Presidente da Câmara do Sabugal está a exercer o seu mandato pautado pelos interesses obscuros de alguns e não em nome da boa gestão do Património de TODOS.

Se o processo fosse claro a actual Presidente da Junta de Freguesia de Sortelha não teria sido surpreendida com a colocação tão perto da aldeia das eólicas, pois é pessoa que vive na terra e tem por esta uma grande dedicação.

Só não vê quem não quer ver, ou quem finge não ver por ser interveniente no processo irregular de licenciamento da obra.

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

Perto das 700 assinaturas online - O que dizem os que assinam a petição

As assinaturas da petição online vêm acompanhadas de comentários, em tempo de falar claro e sem rodeios, olhemos então para o que dizem os que ali deixam expressa a sua vontade e o que pensam.

693.Paulo Leitão Batista Não faz qualquer sentido apetrechar a melhor aldeia histórica de Portugal das ventoínhas gigantes, que aliás não trazem um mínimo de vantagem para a população.


691.Carla Cardoso É uma vergonha o desprezo com que se trata o património deste País!


685.Alexandre Lemos Tem de haver outras soluções, mais criativas, para o desenvolvimento local em sítios com as características de Sortelha. Fazer das eólicas os eucaliptos do Século XXI só nos ridiculariza.
682.Maria Fernanda Lourenço Branco pela preservação do património natural de Sortelha
681.António Cândido Pereira Gomes Uma vez mais, os negócios sobrepõem-se à preservação da cultura. Este país precisa de ser limpo, também, dos abutres com 2 pés.
672.Lurdes Batista Parem com a destruição daquilo que ainda resta do nosso património! BASTA!!!!
671.Maria Inês Rocha Cada vez tenho mais vergonha das ações de busca de dinheiro desesperadas do meu pais.
657.Maria Teresa Leal É riduculo, só gostava quem está a ganhar dinheiro com isto. O problema é que os senhores das concessões são gente de muito dinheiro e quem fiscaliza de pouco dinheiro e pouca moral. É uma vergonha, aonde andam os senhores do Ministerio do Ambiente e os senhores dos Verdes. Falam, falam falam e tudo se faz. É só tachos..

650.Jorge Ventura Quem despreza as suas raízes, vive no vazio e não tem futuro! Portugal no seu melhor!
640.Júlio de Jesus Temos que conciliar o património e a beleza do país com interesses económicos
625.Sergio Rastrero Sánchez Renovables si pero NO A CUALQUIER PRECIO
618.CRISTINA REIS É uma vergonha continuarmos, despudoradamente, a cometer atentados ambientais em nome do ambiente. Com tanto espaço por esse território fora, será que é preciso pôr as éolicas mesmo ao pé de Sortelha? É para termos mais que ver na paisagem? Com tanto subsídio que para aí vai, bem podiam compensar os proprietários dos terrenos com mais um! Ou então, pô-los a fazer alguma actividade rentável e ajudá-los nos circuitos comerciais, para que vissem o resultado do seu empenhamento na promoção da própria qualidade de vida.
615.Vergilio Pereira Se Tal se vier a verificar, mais uma vez fica provado que aos políticos e ao capital apenas interessam o lucro, tudo o que seja património histórico só os atrapalha. SHAME ON YOU.....



Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sortelha está em risco de destruição - estes são os agentes dessa destruição.

Para que conste e se saiba quem são as empresas que estão por trás da destruição do Património Histórico, Arquitectónico e Natural de Sortelha.

É importante que as pessoas saibam quem investe e patrocina a destruição de Sortelha.

Estas são as empresas e instituições que investem para que Sortelha seja destruida.

A empresa que lidera o processo Chama-se ENEOP – Eólicas de Portugal, S.A.
"O nosso objectivo e principal motivação, foi trazer para Portugal a melhor tecnologia existente no mercado e potenciar um novo sector industrial no País, de modo a maximizar simultâneamente os benefícios ambientais decorrentes da energia eólica e o desenvolvimento económico."


Será que o entendimento que esta empresa faz da maximização dos beneficios ambientais é destruir o mais importante Património Histórico. Arquitectónico e Natural que temos?


Esta empresa é um consórcio de várias empresas e instituições, nomeadamente:


Fabricante alemão de aerogeradores, que se auto intitula lider mundial.

Neste caso a ENERCON será líder mundial da destruição do nosso património.
enernova empresa da EDP para as energias renováveis, que investe na destruição do nosso mais importante património.


Para a endesa, empresa Espanhola parece que a preservação do meio ambiente passa pela destruição de Sortelha e do melhor património dos Portugueses.


A GENERG SGPS é uma sociedade que tem como principais accionistas a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Luso Americana, a Fundação Oriente e a Electrabel GDF, Este consórcio é outro responsável e investidor na destruição do património de todos que é Sortelha.
Perguntamos, onde está neste caso a ser cumprida esta missão?

Será que a missão da Fundação Calouste Gulbenkian, inclui a destruição deste importante património de todos que é a Aldeia Histórica de Sortelha?


Será que a destruição de Sortelha cumpre a missão de carácter cultural, educativo, artístico, etc.. ?




Será que para esta empresa a Destruição de Sortelha se enquadra na protecção ambiental e desenvolvimento sustentável?




Onde é que se enquadra para a SONAE a destruição de Sortelha no respeito pela sociedade e no meio ambiente que opera?

Há outras empresas a nível local que ainda não temos a informação disponível na totalidade devido às barreiras que deliberadamente algumas entidades têm colocado à obtenção de informação. Contudo, estamos em condições de afirmar que uma outra grande, se não talvez a principal responsável é a "EÓLICAS DO CAMPANÁRIO", que tem como promotor principal o EX-Presidente da Junta de Freguesia, o mesmo que deu o parecer favorável à implantação das eólicas em Sortelha, e, que por acaso ou talvez não, tem denominação idêntica à das casas de turismo rural que o mesmo Senhor tem dentro da Aldeia Histórica de Sortelha "Casas do Campanário".


Há que falar claro, este património de TODOS está em risco real, e os responsáveis pela destruição têm nome, é importante saber quem são, pois o que esta em causa é um dos mais importantes patrimónios de Portugal.

Estes são os principais responsáveis pela destruição do mais puro e genuíno património de TODOS NÓS, caso levem a avante esta destruição, aqui os denunciamos como destruidores e desrespeitadores de tudo o que de melhor existe em Portugal.


Ainda estão a tempo de alterar a sua posição e impedir este atentado patrimonial, não deixando avançar as obras que já estão a causar uma destruição considerável !

E tu, vais estar de braço dado com eles na destruição de Sortelha?

Vais olhar para o lado e fingir que não sabes?

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

Movimento Vamos Salvar Sortelha divulgado na Internet

Mais um site da Internet noticia a defesa do património de Sortelha.
O site de viagens e passeios "Café Portugal" acaba de dar destaque ao atentado que em Sortelha alguns pretendem cometer em favor próprio destruindo o bem Comum.
A notícia muito completa e incisiva pode ser lida no Site "Café Portugal"Verifica-se mais uma vez que defender o Património de Sortelha é uma questão de todos.
Convidamos todos a juntarem-se a nós assinando a petição e divulgando junto dos amigos a defesa deste património de todos.
Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

TVI realiza reportagem em Sortelha

Uma equipe de reportagem da estação de televisão TVI, esteve hoje em Sortelha.
A defesa do património de Sortelha foi desta vez motivo de reportagem da estação de televisão TVI, que se deslocou a Sortelha para realizar uma reportagem sobre a colocação de eólicas próximo da Aldeia.
O Movimento Vamos Salvar Sortelha é também para esta estação motivo de reportagem.
Salvar o património de todos, que existe em Sortelha está a despertar as atenções do Mundo que reconhece a necessidade de preservar este património único.
A reportagem da TVI deve ser transmitida num dos próximos serviços de notícias desta estação.

600 assinaturas na petição online a voz dos apoiantes

A petição online regista já mais de 600 assinaturas.
O Movimento Vamos Salvar Sortelha está em crescendo, verificando-se um efeito de "bola de neve" à medida que a mensagem vai chegando a mais pessoas.
Estamos convictos que com a ajuda de todos iremos conseguir um dia vir com os nossos amigos e descendentes mostrar esta Maravilha de Portugal e do Mundo.
Aqui destacamos algumas das mensagens deixadas por quem assina a petição.
608.António Daniel Silva Já são poucas as paisagens naturais do país. Livrem-nos destes espantalhos por todo o lado !!!
603.José Luis Gaspar Montar torres eólicas junto`´a aldeia histórica de sotelha, é mais um atentado à nossa cultura, e ao nosso futuro.
601.Marisa Morais Uma atitude inconsequente e movida apenas por interesses económicos! Camuflada de progresso e desprovida de vida, planeamento ou qualquer humanização!
596.Joaquim Manuel Raimundo Carvalho Que vergonha! Que tristeza ver um país perder o respeito pelas suas raizes!!!
595.Marlene Perdigao Eu pensei que a criação das Aldeias Históricas de Portugal implicasse a aplicação de leis próprias de protecção ao património histórico-cultural de toda a envolvente às mesmas!
594.Luís Paulo Baptista Vamos salvar Sortelha!
583.jose manteigas arranquem la aquilo ainda hoje
582.santos pinto parar com as aeoliens
581.Carla Ferreira Obrigação cultural e até moral salvar esta paisagem mágica.
573.maria fernanda figueiredo apoio esta causa, pelo passado deste país mas, sobretudo pelo tesouro que este país tem que são as magníficas paisagens beirãs. As suas pedras graníticas são esculturas de Deus
572.Paulo Prata Vamos Salvar Sortelha
570.José Augusto Campos de Barros Quem nos acode, contra estes crimes?
566.Célia Prata da Silva È uma das nossas belezas não estraguem...
563.Avelino Braga Natural e vivendo no Porto sinto Sortelha, que já visitei muitas vezes como uma das minhas raizes e da minha Pátria ainda visíveis.
562.Ana Maria da Luz Canais Sortelha é um dos poucos sítios mágicos que restam em Portugal. Temos o dever de o preservar.

557.João Barros A s energias alternativas são bem vindas, mas que não destruam o nosso património histórico. 
545.helena oli Podiamos retirar as "ventoinhas" de Sortelha e colocar pertinho da Casa dos Governantes deste nosso país, assim talvez lhes refrescasse as ideias e ficassemos mais ricos com o nosso patrimonio histórico. Sinceramente: "Não nos Lixem"
534.marques christina salvamos sortelha !! nao toque a nosso patrimonio
528.Rosa Oliveira Tão plena de história(s), tão bonita que se torna inesquecível...
527.Francisco Ferraz Machado Lima Conheço e já pernoitei na Sortelha. É um deslumbramento que deve ser obviamente preservado. Trata-se de um caso em que para bem da economia Portuguesa é melhor defender uma paisagem natural do que produzir mais energia
525.Pedro Miguel Santos de Sampaio Nunes Não é só Sortelha que é necessário salvar, é todo o património paisagistico que se está a destruir de um País com ambições de vir a ter um turismo de qualidade.
522.Aída Acosta Seria una pena que Sortelha se viera rodeada de eólicas, como es muy triste que A Serra da Malcata esté rodeada de aerogeneradores.


Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta a tua à nossa voz!

Assina também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Não podemos deixar que isto aconteça!

Reportagem SIC Dá a conhecer contestação contra eólicas em Sortelha

Estava prevista para ontem a emissão da reportagem que a SIC realizou em Sortelha sobre a pretensão de impedir a colocação de eólicas junto da Aldeia Histórica de Sortelha.

Esta reportagem foi emitida hoje às 13 horas TMG no Primeiro Jornal.



Esperemos que esta reportagem seja mais um contributo para sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteger e preservar este importante património da Região, de Portugal mas também do Mundo.

Sortelha é a mais exemplar aldeia de Portugal, está inserida num maravilhoso promontório em anfiteatro, colocar estas eólicas seria a completa destruição deste local histórico.

Nota editada após a emissão da reportagem e edição deste post 
Ao anterior presidente da Junta de Freguesia de Sortelha falta colocar algumas questões que seria importante serem esclarecidas:

- Quem são os proprietários dos terrenos onde vão ser colocadas as eólicas para quem é tão importante a tal renda?
(seria uma surpresa para muita gente descobrir quem mais vai beneficiar com as tais rendas)
 
- Quem foi que na Junta de freguesia de Sortelha deu o parecer favorável à colocação das eólicas?
(Será que é admissível que alguém que desempenha funções de gestão do bem publico dar um parecer positivo a ele próprio numa questão como esta?)

- Quem são os donos da empresa Eólicas do Campanário?
(pelo nome parece sugerir que há uma relação entre esta e as casas de aluguer que se denominam Casas do Campanário será coincidência ou falta de imaginação?)
 
Estas simples questões seriam mais esclarecedoras que tudo o que foi dito.
Fim da nota

Todos somos poucos para proteger Sortelha.

Sortelha é um património que também é teu!

Sortelha não é apenas de uma ou duas pessoas que sem respeito pelo NOSSO património, o querem destruir.

Assina e divulga a petição online.

http://www.petitiononline.com/Sortelha/


Ministro da agricultura e outras individualidades visitaram Sortelha no dia 25 de Abril.

Ao fim da tarde O Sr. Ministro da Agricultura, o Sr. Governador Civil da Guarda, o Sr. Presidente da Câmara do Sabugal, a Sra. Vice Presidente da Câmara do Sabugal e o Ex-Presidente da Junta de Freguesia de Sortelha, que deu parecer positivo à colocação das eólicas e que é simultaneamente, o principal  promotor e interessado pela colocação das eólicas em Sortelha, estiveram em Sortelha.
Olharam do alto do Castelo de Sortelha para esta paisagem maravilhosa e passearam na Aldeia.

Foi possível a estes governantes, constatar onde se pretende colocar as eólicas que vão destruir o ambiente da Aldeia Histórica de Sortelha.

Agora já podemos afirmar com toda a certeza, que nenhum destes governantes pode afirmar que não tem conhecimento deste atentado patrimonial e da destruição que a colocação de 17 eólicas poderá causar a este património de Portugal e do Mundo.


Apelamos aqui publicamente, a que tenham a coragem de parar as maquinas e preservar este património de todos que vale muito mais que 17 eólicas.

O Mundo está com os olhos em Sortelha.

Será que estes responsáveis pela gestão bem comum, quererão dizer ao mundo que são os responsáveis por esta destruição?

domingo, 25 de abril de 2010

Alteração de ultima hora - reportagem é emitida às 20 h na SIC - Em busca da Salvação

Alteração de ultima hora
A reportagem que era para ser emitida às 13 h foi adiada para o Jornal da Noite às 20 horas TMG, por razões de editorial.
Verificou-se que não foi emitida por razões que desconhecemos,
Lamentamos mas somos alheios a esta situação.
A estação de televisão SIC esteve hoje em Sortelha em reportagem.

O Movimento Salvar Sortelha, recebeu hoje nesta Aldeia Histórica uma equipa de reportagem da Estação de televisão SIC.
A reportagem será transmitida no Primeiro Jornal às 13 Horas TMG (foi adiada para o Jornal da Noite às 20 h TMG).
A defesa e preservação do Património Cultural, Histórico, Arquitectónico e Ambiental de Sortelha é uma questão de TODOS não apenas de alguns.
Sortelha é um património Regional, de Portugal, mas é também um património do Mundo e, o Mundo está com os olhos postos em Sortelha.

Hoje 36 anos depois da Revolução que nos trouxe a Liberdade nós os milhares de pessoas que assinámos a petição online e a petição em papel, dizemos ao Mundo que Sortelha é mais importante que 17 eólicas.

Hoje, flores e sorrisos dirão que Sortelha é de todos e que assim deve ficar para que no futuro se possa vir a Sortelha e sentir a força da história nestas pedras.

 Vem tu também a Sortelha traz uma flor.

Assina e divulga a petição online.

http://www.petitiononline.com/Sortelha/


sábado, 24 de abril de 2010

Vamos Salvar Sortelha com Flores

Dia 25 de Abril, dia da Liberdade.
Traz uma flor e vem tu também a Sortelha.
Vamos mostrar que Sortelha vale mais que 17 eólicas.


O património Histórico, Arquitectónico e a envolvente Ambiental de Sortelha é um património Nacional com projecção Mundial, como se pode perceber pelos apoios que tem chegado de todo o Mundo.

Permitir a colocação de eólicas nas imediações da Aldeia Histórica é um atentado contra o património de todos e um prejuízo irreversível para as gerações vindouras.
Hoje o Mundo já sabe quem são os responsáveis pela colocação destas 17 eólicas junto da aldeia Histórica de Sortelha, fica gravada na história de Portugal o seu desrespeito por este património.

As entidades que se abstiveram de proteger este património de TODOS nós, estão a tempo de tomar uma decisão de protecção, que deveria ter sido tomada durante o processo de licenciamento, sob o risco de serem considerados cúmplices deste crime.

Ainda estamos a tempo de evitar esta destruição.

Os milhares de pessoas que em todo o mundo olham hoje para Sortelha, não perdoarão aos que decidem e promovem a destruição deste património de todos.
Sortelha não é de uma ou duas pessoas, Sortelha é um património do Mundo.

Vamos impedir isto!

Vem a Sortelha traz uma flor e vamos impedir este atentado.




Nós dizemos não!

E, já somos muitos!


Assina tu também a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Miguel Portas - Deputado Europeu - Assina e divulga a petição online

É com emoção que registamos mais uma adesão à causa de Sortelha.


526.Miguel Portas - (in, Petição online)

O deputado Europeu Miguel Portas, acaba de assinar a Petição online e declarar o seu apoio à causa de Sortelha.


O movimento Vamos Salvar Sortelha, já reúne apoios de todos os quadrantes da politica nacional e internacional, mas não só da politica, recebe também apoios das Artes e de muitos outros sectores da sociedade, o que prova que Salvar Sortelha já não é uma causa de alguns é uma causa de TODOS.

E tu de que estás a espera assina e divulga a petição online.

Vamos impedir isto!




Nós dizemos não!

E, já somos muitos!


Assina tu também a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Eólicas em Sortelha - Este video prova que a colocação das eólicas vai afectar a Aldeia histórica de Sortelha

Este vídeo prova que é falsa a afirmação do anterior presidente da Junta de Freguesia de Sortelha  de que as eólicas ficarão longe da Aldeia Histórica de Sortelha.



Neste video, podemos constatar que o primeiro aterro que está a ser realizado para a colocação da primeira eólica junto de Sortelha, fica bem perto da aldeia.

Quem pode aceitar que isto aconteça?

Um presidente de Junta de Freguesia dá um parecer favorável à colocação de eólicas de que será o principal promotor e explorador.

ISTO É LEGAL?

Sortelha não é um património de uma pessoa que se serviu deste património de todos em proveito próprio.

TU PODES ACEITAR ISTO?

E tu de que estás a espera assina e divulga a petição online.

Vamos impedir isto!




Nós dizemos não!
E, já somos muitos!

Assina tu também a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

Sortelha recolhe apoios de todo o Mundo - o que se passa na internet

A torrente de apoios não para de crescer e já chegou a todo o mundo.

Na Internet há grupos que se formam espontaneamente, há milhares de mensagens a circular e as pessoas passam a palavra umas às outras.

Sortelha está agora mais próxima da salvação, porque tem muitos a quererem salvaguardar este património de todos para as gerações vindouras.

Alguns exemplos:

- De fora da Europa

Canadá - Toronto - Jornal VOICE da comunidade Portuguesa de Toronto dá destaque à noticia na pag 24. consultar o jornal em Pdf clicando aqui.

Angola - Pintor Miguel Barros - O pintor Miguel Barros - Soube do risco que Sortelha corre e dinamizou um grupo de pessoas em prol da causa Vamos Salvar Sortelha criando inclusivamente um local para a causa no Facebook.

África do Sul, Joanesburgo - O Jornal "O Século" notícia a necessidade de preservar a Aldeia Histórica de Sortelha. Bem-haja à Paula Janela que nos fez chegar a info.

- Da Europa

França - Joaquim dos santos - Natural de Sortelha, escreveu um dos textos mais emocionantes que li até hoje de alguém que tem o coração preso em Sortelha mesmo a milhares de quilómetros de distancia.

Espanha - Ana Altamirano - No se puede permitir semejante atropello. No habrá otros sitios donde poner esto? Una vez destrozado el patrimonio histórico y natural no tiene vuelta atrás. Es una vergüenza!

Espanha - Aída Acosta - "Hola, a mi blog llegó su grito y hasta aquí he llegado para dar todo mi apoyo por salvar Sortelha y su gran riqueza patrimonial y turística, como también debería salvarse A Serra Da Malcata que ya está rodeada de aerogeneradores. Desde España también luchamos por impedir la implantación de eólicas en El Rebollar- Sierra de Gata. ... Desde España se apoya vuestra iniciativa. Un abrazo "


- De Portugal

Rodobalho - Na origem do Iberfolk (festival de musica folk de Sortelha) estiveram duas instituições O RODOBALHO e a TRANSCUDANIA, realizaram estes festivais e houve muitos que aqui deixaram o seu coração. O Rodobalho junta-se ao desejo de manter Sortelha sem agressões.

O Samarra - Espaço dedicado aos misteriosos Samarras, "Para quem não conhece, Sortelha é uma das aldeias mais genuína que existe em Portugal. Por isso compartilho esta revolta popular pela defesa do seu património com todos os Samarras que estão envolvidos na causa da Ermida. "

Escuteiros - Agrupamento 083 - Os Pioneiros do nosso agrupamento estiveram em Sortelha, no passado dia 10 e 11.Solidários com o movimento Vamos Salvar Sortelha acamparam e permaneceram o fim de semana em Sortelha.Levaram flores e a alegria de quem defende os grandes ideais da humanidade.


O Mundo está com os olhos postos em Sortelha.

Poderão as entidades oficiais e os que desbaratam o património de todos em proveito próprio, evitar que o mundo saiba o crime que aqui cometem?

Não!

O Mundo já sabe quem destrói esta terra.

ENVERGONHAI-VOS


Se é que tendes alguma vergonha.


E tu de que estás a espera assina e divulga a petição online.

Vamos impedir isto!




Nós dizemos não!
E, já somos muitos!

Assina tu também a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Meio milhar de assinaturas online - Vamos Salvar Sortelha já é uma causa do Mundo

Atingimos o meio milhar de assinaturas online.
Temos mais que outras tantas em papel, para entregar às autoridades competentes.

SORTELHA É CONFIRMADAMENTE UMA CAUSA DO MUNDO!


Registamos com agrado que o mundo da cultura em toda a Europa está a dirigir os olhos para Sortelha.

Sortelha tem milhares de Grandes Amigos no mundo e isso pode-se verificar na petição online.

Claro que nem todos podem saber o que é estatistica, claro que nem todos podem saber o que são projecções de marketing, claro que nem todos podem saber e ser capases de avaliar o potencial que Sortelha tem como nome no mundo, deixemos isso para os entendidos.
Mas o que ninguem pode negar É QUE SORTELHA VALE MAIS QUE 17 EÓLICAS!

Sortelha protegida, valorizada e criando conteúdos, é um activo cultural com um potencial imensurável!

Será preciso muito para vencer a barreira da ignorância que alguns teimam em manter?

Sortelha é um dos lugares mais lindos do Mundo mereceria mais respeito por quem tem responsabilidades politicas.

E, só para comemorar esta meta psicológica das 500 assinaturas, ofereço a Sortelha mais uma das muitas fotografias que por cá tenho feito para que possa ser utilizada para promoção desta maravilhosa terra, nos mesmo termos que fiz >aqui< neste meu anterior post.

E tu de que é que estás a espera?

Vais permitir sem reclamar que isto aconteça?




Nós dizemos não!

E, já somos muitos!

Junta-te a tua à nossa voz!

Assina tu também tu a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

E vamos Salvar Sortelha com uma flor e Arte dia 25 de Abril em Sortelha.
Vem tu também traz uma flor e a tua Arte, vamos fazer de Sortelha um monumento à Arte.

Apoio Juridico à causa - Vamos Salvar Sortelha

O "Movimento Vamos Salvar Sortelha" nasceu apenas da consciência e da necessidade de Salvaguardar, Preservar e Valorizar este importante património do Mundo que duas pessoas tiveram.

Ao inicio foi a vontade de quem não podia calar a dor de alma de ver destruir desta forma atroz este legado dos nossos antepassados.

Gritámos ao Mundo a nossa dor e o Mundo respondeu com apoios e palavras de incentivo.

Temos neste momento mais de 1000 pessoas que declararam o apoio à causa, na petição online e nas recolhas de assinaturas que temos em papel.

Nós pegamos na trouxa e fizemos-nos ao caminho, de inicio parecia que "pregávamos aos peixes ", mas hoje sentimos apoios literalmente de todo o Mundo, e esta começa a ser uma carga pesada demais para apenas duas pessoas.

Como vem sido sugerido por várias pessoas, inclusive por um advogado da terra, deveríamos tentar interpor uma acção judicial que parasse imediatamente as obras.

Esse era o nosso desejo, mas como temos consciência da nossa incapacidade para o efeito, aguardámos que a consciência acabasse por fazer esse advogado da terra em quem reconhecemos competência e valor o fizesse de livre vontade, não fez.

Contudo, não quisemos deixar de dar tempo para que tivesse os olhos no Mundo e pegasse na causa que já não é nossa, já não é de Sortelha, já não é do Sabugal nem de Portugal, já é do Mundo.

Infelizmente, apesar de compreensivelmente, não tivemos essa honra de ter alguém da terra que com alma nos ajudasse.

Como tal, vimos aqui lançar um apelo ao Mundo mais uma vez.

Precisamos de apoio de Pessoas da área da Justiça que nos ajudem a parar isto!


e isto!


Os contactos estão disponíveis se houver por aí alguém com ganas de lutar por esta causa Nobre, Sortelha e o Mundo agradecem.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ex presidente da Junta de Sortelha mentiu aos orgãos de informação.

Nas declarações à imprensa do Ex-Presidente da Junta de freguesia de Sortelha que é um dos principais interessados na colocação de eólicas em Sortelha, podemos ler:

"Já o ex-presidente da Junta de Sortelha, Luís Paulo, que aprovou a instalação do parque eólico, adiantou à Lusa que está prevista a colocação de «17 ou 18 torres na área da Freguesia mas muitas delas não se vêem de Sortelha». O governante garantiu ainda que aquelas que serão visíveis da aldeia histórica ficarão «a uma grande distância» e recordou que já existem equipamentos idênticos nas imediações da localidade."


Agora podemos afirmar com segurança que isto É MENTIRA!

O Ex-presidente da junta de freguesia MENTIU em defesa dos seus próprios interesses económicos.

Começaram as obras de instalação da primeira eólica e temos imagens.


Este é o local de implantação da 1ª eólica pode-se ver o desaterro e as maquinas a movimentar terras.

Esta é a localização relativamente ao Castelo de Sortelha, que vem contrariar e provar que o ex-presidente de junta mentiu descaradamente nas suas declarações à imprensa.
Mas prova também a destruição patrimonial que 17 destes objectos irão provocar na aldeia de Medieval de Sortelha.


Poderemos aceitar isto sem protestar?

Poderemos aceitar esta destruição sem nada fazer?

Quem são os responsáveis por este crime?

Quem deixou isto chegar aqui?

Quais os métodos utilizados para que o NOSSO património corra um risco destes sem que nenhuma voz se tenha levantado?

Como foi possível o IGESPAR permitir isto?

A Aldeia Histórica de Sortelha será uma "pérola" reduzida a pó com estas eólicas.


Passa a mensagem VAMOS SALVAR SORTELHA ainda estamos a tempo, de parar este atentado contra o NOSSO PATRIMÓNIO!

Assina e divulga esta causa de todos
http://www.petitiononline.com/Sortelha/

A empresa que pretende instalar o parque eólico de Sortelha corta ilegalmente um caminho público

Foi colocado um cartaz a proibir o acesso ao público no caminho que conduz aos locais onde vão instalar as eólicas em Sortelha.
Porque razão uma empresa pode impedir o acesso livre a um caminho publico?
Neste caso, sabemos porque é!
Para impedir que os olhos mais atentos vejam este atentado que aqui se comete.
Mas e a Justiça?
E as forças de autoridade?
Não repõem a legalidade?
São cúmplices?
Parece que sim!

Veja-se o que vai resultar e a destruição que Sortelha vai sofrer.
Alguém tem a coragem de apoiar isto?

Assina a petição e divulga esta causa de TODOS
Vamos Salvar Sortelha
http://www.petitiononline.com/Sortelha/

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que diz a Europa sobre a destruição de Sortelha - de Espanha chega-nos esta mensagem que merece o nosso destaque.


Aída Acosta


Hola, a mi blog llegó su grito y hasta aquí he llegado para dar todo mi apoyo por salvar Sortelha y su gran riqueza patrimonial y turística, como también debería salvarse A Serra Da Malcata que ya está rodeada de aerogeneradores. Desde España también luchamos por impedir la implantación de eólicas en El Rebollar- Sierra de Gata. Les dejo un enlace de información, también vendría bien más apoyo. http://plataformarebollarsierradegata.blogspot.com/
En esta página aparece publicado un artículo de mi amigo y escritor Sergio Paulo Silva sobre este mismo tema.
Desde España se apoya vuestra iniciativa. Un abrazo

O que diz a Europa sobre a destruição de Sortelha - de França chega-nos esta mensagem que merece o nosso destaque.

HONTE HONTE,

je vie en france depuis plus de 40 ans, mais ma famille est originaire de ce petit village qui est Sortelha, mon arriere grand mere, mon grand pere, mon pere, toutes ces soeurs et freres son né la bas. C'est un village unique, avec une histoire enorme, des sites archeologique incomparable, et aujourd hui on veux installer des éoliénnes autour de ce chateau qui a vue passer des personnages historique du portugal. Je suis outré par une tel decision, comment peut ton au nom d une energie propre et renouvelable gacher de tel sites. Le portugal est un petit pays, mais je pense qu il y assez de place ailleur pour installer des éoliénnes. Mais je pense helas, que c est encore une histoire d argent, et que des gens peu scrupuleux vont ce faire de l argent sur le dos du village, mais ce qui me blesse le plus, c est que si cela ce trouve c est des gens du village et cela me brise le coeur, car ils ne pensent pas a leurs enfants et petits enfants qui aimerai j en suis sur profiter du village comme nous en avons profité lors de notre enfance. Meme si je suis loin c est avec emotion que je pense a mon fils, mes filles et mon petits fils qui ne veront peut etre jamais les horizons comme moi je l ai vue lors de mon enfance. Mobilisez vous et votez contre ce projet complement absurde et honteux

As ARTES a defender Sortelha - O Artista Plástico - Miguel Barros assinou e divulga a petição

O artista plástico Miguel Barros apoia a defesa de Sortelha.
Registamos com agrado o apoio que estamos a receber de artistas e escritores de toda a Europa.
O Mundo da cultura acordou para o atentado que se pretende realizar contra Sortelha ao colocar eólicas junto da Aldeia Histórica.

426.Miguel Barros Não vamos permitir que isto aconteça!
 (in petição online)

"Assinem esta petição, é importante protejer Sortelha do parque eólico que pretedem fazer á sua volta. Mais uma vergonha que é fundamental travar! Haja senso!"

Diz o Artista no seu sitio do facebook

 E tu de que estás à espera assina e divulga a petição online

http://www.petitiononline.com/Sortelha/

ou vais permitir que isto aconteça?